EPIDEMIOLOGIA DO OFIDISMO EM UMA AMOSTRA DE PACIENTES PEDIÁTRICOS NO TOCANTINS: UM ESTUDO TRANSVERSAL RETROSPECTIVO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_15963Resumo
Estudos epidemiológicos sobre ofidismo na população pediátrica brasileira são escassos na região Norte do país, principalmente no Tocantins, dificultando a prática de medicina baseada em evidências para soluções clínicas robustas, bem como a promulgação de políticas para a promoção, proteção e recuperação de saúde. Este estudo teve como objetivo descrever aspectos epidemiológicos e de tratamento aos ofidismos em uma amostra de pacientes pediátricos no estado do Tocantins/Brasil. Um estudo epidemiológico e transversal com direção temporal retrospectiva. Avaliamos a faixa-etária e sexo, localização em que ocorreu o acidente (zona rural ou urbana), tempo decorrido entre a acidente ofídico e o atendimento hospitalar, região anatômica da inoculação, tipo de serpente envolvida no acidente, gravidade do acidente, uso de soro antiofídico, reações ao soro antiofídico, uso de antibiótico profilático ou terapêutico, tempo de administração da medicação, complicações locais e dias de internação. A maioria das vítimas de ofidismo é do sexo masculino, faixa-etária entre 5-10, de zona rural, com tempo entre o acidente ofídico e atendimento entre 1h e 3h. Os ofidismos são mais recorrentes durante dezembro, janeiro, março e maio. O acidente Botrópico foi o mais prevalente, sendo o pé a região anatômica mais acometida. O tempo de internação e uso de antibioticoterapia é de 2 a 7 dias e a complicação clínica mais evidenciada é o abscesso da ferida de inoculação. Em conclusão, embora estes dados sejam provenientes de um Hospital de referência, eles não representam a epidemiologia do ofidismo no estado do Tocantins. Portanto, sugerimos estudos adicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dario Silva da Silva Júnior, André Pontes-Silva, Giovanna Lyssa de Melo Rosa, Jullya Alves Lourenço, Erika da Silva Maciel, Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
