QUALIDADE DO AR INTERIOR E CONTRIBUIÇÃO NO COMBATE À PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13921%20Resumo
A qualidade do ar interior (QAI) é tema de saúde pública, tornando fundamental a identificação dos fatores que a influenciam e podem torná-la uma ameaça à saúde humana, favorecendo a propagação de patógenos e o desenvolvimento de doenças. A pandemia do COVID-19 tornou a discussão, a análise e as readaptações ambientais e de práticas ainda mais necessárias. Este artigo, por meio de uma revisão da literatura, objetivou identificar e sintetizar evidências das implicações da qualidade do ar interno para a saúde humana e da sua contribuição para o controle de contaminantes, facilitando assim a compreensão e consequentemente contribuindo para a tomada de decisões no controle da disseminação viral no combate à pandemia do COVID-19. Nesta revisão utilizou-se as bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, SCIENCE DIRECT, PUBMED E GOOGLE SCHOLAR, além de Resoluções e Portarias Ministeriais Nacionais, Normas e Diretrizes internacionais. No geral, a literatura evidencia que a QAI impacta diretamente na saúde humana, com efeitos a curtos e longo prazo. Além disso, os estudos mostraram que a disseminação viral é ainda maior em ambientes fechados, lotados e com ventilação inadequada. Dessa forma, evidencia-se a importância do aprimoramento dos estudos e da implementação de uma gestão integrada e multissistêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danielle Lima Lopes, Antonio Gabriel Souza Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.