Desafíos enfrentados en la implementación de medidas preventivas para contener el nuevo coronavirus en África: una revisión de las medidas tomadas en Sudáfrica, Argelia y Nigeria

Autores/as

  • João Viriato Mazalo Universidade Lúrio
  • Bruno Mori Centro Universitário Fametro
  • Antônio Luiz Boechat Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-9432

Resumen

RESUMO

A pandemia do COVID-19 é considerada a principal ameaça à saúde e o bem-estar de todos, a nível global, criando danos psicológicos, sociais e econômicos. Os países africanos têm sistemas de saúde frágeis, por este motivo, a África deve enfrentar a pandemia do COVID-19 como uma guerra a ser vencida e estar preparada para aumentar significativamente os gastos em saúde pública, criando uma cooperação múltipla que abrange todos os sectores essenciais. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios enfrentados na implementação das medidas de prevenção adotadas pelos três (3) países africanos mais afetados pelo COVID-19, nomeadamente África do Sul, Argélia e Nigéria. Para a realização desta revisão bibliográfica, foi necessário fazer buscas nas bases de dados Medline, Embase, SCIELO e outros recursos relevantes para elaboração do artigo. Nesta pesquisa, constatou-se que em alguns países Africanos, mesmo com as medidas de bloqueio impostas pelos governos locais para impedir a disseminação do vírus, trabalhadores informais vão as ruas praticar o comércio, situação que os colocam em risco de infecção pelo novo Coronavírus. Assim, torna-se imprescindível o governo criar auxílio emergencial ou disponibilizar cesta básica para os mais necessitados, evitando o descumprimento das diretivas estritas para combater a propagação do COVID-19.

Palavras-chave: África, COVID-19, prevenção.

Biografía del autor/a

João Viriato Mazalo, Universidade Lúrio

Mestrando em Ciências de Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Amazonas – UFAM Brasil. Docente da Faculdade de Ciências de Saúde - Universidade Lúrio em Moçambique.

Bruno Mori, Centro Universitário Fametro

Doutorando em Imunologia Básica e Aplicada, Universidade Federal do Amazonas -  UFAM Brasil. Docente do Centro Universitário Fametro, Manaus, Brasil.

 

Antônio Luiz Boechat, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Disciplina de Imunologia Médica, Laboratório de Imunoquímica, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Brasil.

Publicado

2021-03-12

Cómo citar

Mazalo, J. V., Mori, B., & Boechat, A. L. . (2021). Desafíos enfrentados en la implementación de medidas preventivas para contener el nuevo coronavirus en África: una revisión de las medidas tomadas en Sudáfrica, Argelia y Nigeria. DESAFIOS, 8(1), 64–74. https://doi.org/10.20873/uftv8-9432

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a