Educación permanente para agentes de salud comunitarios: estrategia em el processo de trabajo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-9133Resumen
O processo de trabalho do agente comunitário de saúde se relaciona com a nova concepção do modelo de atenção à saúde, dispondo do olhar ampliado sobre o indivíduo, a família e a comunidade na perspectiva biopsicossocial. Com isso, o presente estudo tem por objetivo discutir o processo de trabalho dos agentes comunitários à luz da educação permanente em saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, abordagem qualitativa, delineada pelo constructo da pesquisa-ação. O cenário do estudo foram três unidades de saúde da cidade de Campina Grande-Paraíba. A amostra foi composta por 16 agentes comunitários e a coleta de dados ocorreu através de um questionário estruturado e 32 oficinas de trabalho gravadas, que foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Três categorias de análise foram evidenciadas: Fragilidades e dificuldades no dia a dia de trabalho, as potencialidades do processo de trabalho do agente comunitário de saúde e perspectivas dos agentes com a educação permanente em saúde. As práticas pedagógicas devem ser baseadas na aprendizagem significativa, para que haja a responsabilização dos sujeitos frente ao seu processo de trabalho e a reflexão crítica sobre o seu dia a dia de trabalho.
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