Educación Ambiental: investigación sobre prácticas sostenibles al sector pesqueiro (pesca y acuicultura) como herramienta de reflexión
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-8961Resumen
Diante do agravamento da crise ambiental global é indispensável um esforço para a educação em questões ambientais, na finalidade de fundamentar a conduta dos indivíduos, das empresas e das coletividades inspirada no sentido de sua responsabilização sobre a proteção e conservação do meio ambiente. O estudo teve por intuito realizar um levantamento das práticas sustentáveis aplicadas aos segmentos da atividade pesqueira, bem como analisar alternativas que favoreçam o desenvolvimento sustentável do setor, apresentando sugestões descritas na literatura, para os problemas que afetam a atividade, integrando benefícios ecológicos, econômicos e sociais. Para a realização deste estudo foi realizada a seguinte pergunta investigativa “Quais estudos da literatura apresentam práticas sustentáveis na área de recursos pesqueiros (pesca e aquicultura)?”. Assim, a escolha pelo levantamento bibliográfico ocorreu pela adequação da metodologia de estudo ao objetivo da pesquisa. Para este levantamento identificou-se que a maioria das práticas ambientais implementadas ou ações sugeridas se relacionou com pesquisas científicas ligadas à indústria, instituições, ou aspectos etnológicos e poucos estudos estiveram relacionadas à área educacional disciplinar. Considerou-se que os estudos acerca das práticas de sustentabilidade direcionadas ao setor pesqueiro são incipientes, com produção muito exígua quando comparados com a mesma temática para outras áreas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.