ASPECTOS DA DEMANDA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24H

Autores/as

  • CLÁUDIA LAYSE ALMEIDA SOUSA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9-8805

Resumen

Analisar aspectos da demanda por atendimento em uma unidade de pronto atendimento 24 horas (UPA 24h).  Estudo descritivo e exploratório desenvolvido em uma capital do norte brasileiro. Foram aplicados formulários a usuários atendidos na UPA24h e coletadas informações em fichas de atendimento. Utilizou-se a estatística descritiva; e, a técnica de análise temática. Os usuários atendidos na UPA24h são, em sua maioria, pessoas com baixa renda, ensino médio completo e jovens adultos dependentes exclusivos do SUS. São motivos que determinam a procura por atendimento: agilidade e qualidade no atendimento, funcionamento 24 h, referência na urgência, disponibilidade de médicos, medicamentos e exames, barreiras de acesso à Atenção Primária e dependência do sistema público.: os aspectos da demanda revelam um sistema fragmentado e a (des) articulação em rede. O cenário epidemiológico alerta para a importância da criação de fluxos, comunicação e provimento de condições para a resolutividade dos serviços.

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

ALMEIDA SOUSA, C. L., & BOMFIM DE SOUZA , M. K. . (2022). ASPECTOS DA DEMANDA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24H. DESAFIOS, 9(1), 30–41. https://doi.org/10.20873/uftv9-8805

Número

Sección

Artigos