Uso de recursos faunísticos en comunidades anteriores a la central Hidroeléctrica de Curuá-Una, Mojuí de los Campos, Pará
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-8803Resumen
Este trabalho teve como principal objetivo descrever as formas de uso dos recursos faunísticos pelos moradores de cinco comunidades situadas à montante da Usina Hidroelétrica de Curuá-Una, município de Mojuí dos campos, Pará. Os dados foram obtidos através de entrevistas, seguindo o método de “snowball” e analisados com estatística descritiva. Foram realizadas 71 entrevistas em cinco comunidades que fazem uso de recursos naturais para obtenção de renda ou alimentação. A agricultura aparece como principal atividade exercida para obtenção de renda e alimento. Registrou-se 35 espécies de animais destinados ao consumo, dentre estes, 25 são espécies de peixes, destacando-se o tucunaré (Cichla spp.), o charutinho (Hemiodus spp.) e as piranhas (Serrasalmus spp.; Pristobrycon spp.), representando 21,7%, 21,7% e 12%, respectivamente. Além do peixe, os comunitários consomem outros animais, como galinha caipira (Gallus gallus), pato (Anatidae) e porco (Sus domesticus). Embora “proibido” o tracajá (Podocnemis unifilis) foi citado como o animal que esporadicamente é usado como alimento. Apesar da agricultura ser apontada como principal atividade econômica e de subsistência realizada nas comunidades, a pesca é de fundamental importância na vida dos comunitários, uma vez que é praticada durante o ano todo para obtenção de alimento e em alguns casos para a comercialização.
Palavras-chave: Comunidade ribeirinha, represas, Amazônia
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.