A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Deive Alves UFT
  • Hevellyn Tays Lima Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8802

Resumen

Este artigo visa discutir ações desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica (RP), com o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático no contexto de uma política de formação inventiva de professores de matemática e suas possíveis contribuições para os residentes inserido no programa em questão. A questão norteadora foi como o Programa Residência Pedagógica pôde contribuir para a formação de um profissional capaz de desenvolver ações que façam a diferença nas atividades desenvolvidas em sala de aula? A partir de uma abordagem qualitativa com uso da análise qualitativa do conteúdo, chegamos a conclusão de que o RP pôde contribuir para a formação de um profissional que busca pela pluralidade metodológica, observando as experiências concretas e presentes. E também ampliando e refinando a percepção da subjetividade da profissão docente, bem como cultivando a atenção concentrada e aberta à experiência de problematização dos fatos vividos pelos estudantes.

Publicado

2020-04-16

Cómo citar

Alves, D., & Lima Da Silva, H. T. (2020). A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. DESAFIOS, 7(Especial-2), 15–18. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8802