A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Jusciel Kvan Gomes de Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Deive Barbosa Alves Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8795

Resumen

Neste trabalho fazemos uma crítica sobre o edital CAPES 06/2018 referente ao programa Residência Pedagógica (RP), o qual argumentamos que, em sua estrutura conservadora, o Residência Pedagógica torna-se um refém da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois seu edital deixa explícito o compromisso de cumprir as atividades seguindo o que está estabelecido na BNCC. Assim nos questionamos qual é o perfil profissional de professor que o Residência Pedagógica pretende formar? Usamos abordagem de pesquisa é qualitativa, com procedimentos metodológicos da análise documental para concluir que edital 2018 do Programa Residência Pedagógica pretendeu formar um professor que fosse um mero reprodutor das bases curriculares. Vale salientar que essa base desconsidera fatores presentes na realidade social.

Publicado

2020-04-16

Cómo citar

Gomes de Souza, J. K., & Barbosa Alves, D. (2020). A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESAFIOS, 7(Especial-2), 12–14. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8795