Exploracion sexual comercial en tocantins norte br-153
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8759Resumen
O presente artigo tem como objetivo geral investigar a violência sexual contra crianças e adolescentes em alguns municípios cortados pela Br-153 no Tocantins e identificar as características desse fenômeno. Adota-se a teoria sócio histórica para reflexão acerca da infância e adolescência, gênero, políticas públicas e violação de direitos. Com relação aos materiais e métodos, segue uma abordagem de caráter qualitativo, utilizando-se questionários de caracterização da violência sexual que foram preenchidos pelos próprios atores sociais de acordo com as informações de cada instituição. Foram enviados questionários a 14 municípios, destes, 12 atores sociais responderam. Para análise dos dados utilizou-se Análise descritiva e software Iramuteq. A partir da análise, dentre os principais resultados, no que se refere ao fenômeno da Violência Sexual e suas características, identifica-se que a idade média das vítimas varia de 10 a 14 anos e tem, em sua grande maioria, vítimas do sexo feminino, sendo a violência intrafamiliar, extrafamiliar e exploração sexual comercial os tipos mais frequentes. A respeito do suporte organizacional e encaminhamentos, as articulações da Rede são, ainda, precárias, os próprios atores sociais não têm conhecimento acerca da espécie da demanda, quais órgãos fazem parte deste trabalho e que tipo de atuação ele exige.
Palavras-chave: Infância e Adolescência; Violência Sexual; Rede de Proteção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.