USO DE SECUENCIAS DE ENSEÑANZA CON SIMULADORES COMPUTACIONALES PARA UN APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO DEL CONTENIDO DEL SEGUNDO AÑO DE LA ESCUELA SECUNDARIA

Autores/as

  • Anna Karollyni Lopes Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Érica Cupertino Gomes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8636

Resumen

Esse artigo tem o objetivo de apresentar o resultado de um trabalho de iniciação científica – PIBIC realizado na UFT no curso de licenciatura em Física. O projeto de pesquisa associado a este trabalho refere-se ao uso de tecnologias e suas contribuições para aprendizagem significativa. Foi desenvolvido um material didático instrucional na forma de Sequências Didáticas (SD), para contribuir no processo de ensino-aprendizagem com o uso do simulador computacional PhET. Como metodologia de ensino para a construção das SD foi observado as Sequências de Ensino Investigativo (SEI). O objeto de trabalho é o ensino de Física no Ensino Médio, precisamente o 2° ano. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) no ensino de Física permite ao professor ampliar as metodologias de ensino, e a utilização da SEI promove situações que conduzem o aluno a argumentar e criar hipóteses. Esse ambiente criado pode potencializar a aprendizagem. Considerando o exposto, acredita-se que o material possa contribuir com o ensino de Física.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Anna Karollyni Lopes Sousa, & Érica Cupertino Gomes. (2020). USO DE SECUENCIAS DE ENSEÑANZA CON SIMULADORES COMPUTACIONALES PARA UN APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO DEL CONTENIDO DEL SEGUNDO AÑO DE LA ESCUELA SECUNDARIA. DESAFIOS, 7(Especial), 277–282. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8636

Artículos más leídos del mismo autor/a