ATIVIDADES CIRCENSES COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Anna Karoline Nogueira de Santana Unirg
  • Michele Aguiar de Lima Oliveira Unirg
  • Daniele Gonçalves Lisboa Gross Unirg
  • Iron Martins Lisboa Júnior
  • Letícia Gama
  • Wylker de Souza Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8619

Resumen

Trata-se de um estudo sobre atividades circenses como conteúdo nas aulas de Educação Física. O objetivo do referido estudo foi verificar os limites e possibilidades de inserção das atividades circenses como conteúdo nas aulas de Educação Física e como esse conteúdo tem sido trabalhado na proposta curricular de Gurupi-TO. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo e documental, de natureza qualitativa e se desenvolveu a partir de uma perspectiva exploratória descritiva. Para a análise das informações obtidas a partir da entrevista semiestruturada, utilizou-se da técnica de análise de dados elaborada por Moreira, Simões e Porto (2006). Para análise documental foi utilizado na perspectiva de Bardin (2009). Todos os entrevistados confirmam já trabalhar com atividades circenses em suas aulas de Educação Física, porém, há falta de materiais e estrutura para tal prática.Contudo é possível perceber que as atividades circenses, no documento referência são percebidas nos conteúdos, como atividades rítmicas e expressivasginástica, jogos e esportes. As principais limitações são, portanto, a falta de materiais e de espaço adequado. No que concerne às possibilidades pode-se afirmar que está no poder adaptar e estimular a criatividade nos alunos através das atividades circenses.

Publicado

2020-12-02

Cómo citar

Nogueira de Santana, A. K., Aguiar de Lima Oliveira, M., Gonçalves Lisboa Gross, D. ., Martins Lisboa Júnior, I., Gama, L. ., & de Souza Saraiva, W. (2020). ATIVIDADES CIRCENSES COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES. DESAFIOS, 7(Especial), 294–304. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8619