Tecnologías educativas: Estrategias de capacitación docente para el uso de las TIC en una escuela en Palmas – TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-8568Resumen
A pesquisa trata sobre Tecnologias educacionais: estratégias de formação de professores para uso de TIC em uma escola de Palmas - TO. O problema averígua quais as contribuições das estratégias educativas de uso das TIC para o aprimoramento dos docentes da escola campo. Objetiva conhecer as contribuições das estratégias educativas de uso das TIC para formação dos docentes da instituição pesquisada. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, a partir estratégias educativas desenvolvidas na escola. Os resultados apontam que o professor tenta construir uma identidade docente coerente com a sociedade do conhecimento e da informação, mas se vê desprovido de apoio, com formação ínfima e descontinuada, sem valor em carga horária para a carreira, por não ter tempo para estudos ou poder custear continuidade na formação. Há necessidade de investimento em políticas públicas para a formação realmente continuada dos professores visto que perpassam por reveses, desafios constantes e se desdobram em busca de materiais e métodos favoráveis à sua atuação. As ações desenvolvidas serviram para capacitar os docentes, otimizar suas aulas com tecnologias pessoais e as que a escola dispõe, superar parte de suas dificuldades e fez com que se dispusessem a continuar buscando melhorias para a carreira e processo de ensino-aprendizagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.