QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores/as

  • Ana Karoliny Alecrim Cardoso Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8083

Resumen

Introdução: Agente Comunitário de Saúde (ACS), é o principal agente social da Estratégia de Saúde da Família constituindo o elo entre o serviço e a comunidade, sendo imprescindível nesse cenário. Assim, faz-se necessário avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e a Satisfação no Trabalho (ST), visto que possuem relação com a produtividade e alcance dos objetivos organizacionais. Objetivo: avaliar a QVT e a ST dos ACS da região sul de Palmas-TO. Metodos e Materiais: Estudo descritivo, exploratório, quantitativo realizado com 27 ACS dos Centros de Saúde da Comunidade da região sul de Palmas- TO. Utilizou-se o Quality of Working Life Questionnaire - QWLQ-bref e o Questionário de Satisfação no Trabalho S20/S23. Resultados: O escore total médio para QVT foi 3,49, variando de 1,90 a 4,55 e o escore total médio para ST foi 3,40, variando de 1,80 a 5,00. Conclusão: Verificou-se índices elevados de QVT e de ST. Os escores dos domínios da QVT apresentaram correlação positiva moderada ou forte com os fatores da ST, demonstrando na amostra estudada, quanto maior a qualidade de vida no trabalho, maior a satisfação no trabalho.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

Alecrim Cardoso, A. K. (2020). QUALIDADE DE VIDA E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. DESAFIOS, 7(3), 187–197. https://doi.org/10.20873/uftv7-8083

Número

Sección

Artigos