DEFINIÇÃO DO ANO CLIMÁTICO DE REFERÊNCIA (TRY) PARA A CIDADE DE PALMAS- TOCANTINS

Autores/as

  • Ana Maria Menezes
  • Mariela Cristina Ayres de Oliveira UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7472

Resumen

O desenvolvimento dessa pesquisa se baseia na coleta de dados climáticos da estação meteorológica automática local do INMET e sua sistematização, em busca da definição do Ano Climático de Referência- TRY como fundamento para elaborar uma Carta Bioclimática para a cidade de Palmas- TO. Para isto, fundamentou- se em trabalhos anteriores para diferentes localidades como a Carta bioclimática de Cuiabá por Leão (2007), sobretudo aplicando a mesma metodologia para a determinação do TRY, de ASHARAE (1993). Tal metodologia se baseia na reunião das médias mensais de Temperatura de Bulbo Seco de pelo menos 10 anos consecutivos, em seguida, a eliminação de anos com extremos de temperatura até que se tenha apenas um, sendo considerado o TRY para aquela localidade. Os anos tratados se delimitaram entre os anos de 2008 a 2017. Chegou- se ao TRY local como sendo o ano de 2015. Com a inserção das 8670 horas do TRY no AnalysisBio, foi possível a geração da Carta Bioclimática. As horas de desconforto por calor para Palmas chegam a 74,1 % do total de horas no ano. As principais estratégias bioclimáticas sugeridas pela simulação para o calor foram, a ventilação, alta inércia para o resfriamento, resfriamento evaporativo e ar condicionado.

Biografía del autor/a

Mariela Cristina Ayres de Oliveira, UFT

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental e Ventilação. Membro do Núcleo NEUCIDADES, coordena a linha de pesquisa Cidade, Cultura e Meio Ambiente, com enfase em patrimônio e turismo.

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

Menezes, A. M., & Ayres de Oliveira, M. C. (2020). DEFINIÇÃO DO ANO CLIMÁTICO DE REFERÊNCIA (TRY) PARA A CIDADE DE PALMAS- TOCANTINS. DESAFIOS, 7(2), 70–79. https://doi.org/10.20873/uftv7-7472

Número

Sección

Artigos