DOENÇAS E AGRAVOS PREVALENTES EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE PÚBLICA: O OLHAR DOS FUNCIONÁRIOS DA CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv6-6364Palabras clave:
Creche, Saúde da Criança, Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na InfânciaResumen
Dentre os espaços de cuidados à criança, a creche tem sido motivo de estudo no que diz respeito aos agravos à saúde infantil, por compor um ambiente coletivo, aumentando a circulação de agentes patogênicos. O objetivo deste estudo foi identificar doenças e agravos prevalentes em crianças que frequentam a creche, pelo olhar dos funcionários. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo. 47 profissionais integraram o estudo, a faixa etária prevalente estava entre 15-30 anos (66%). Quanto ao cargo ocupado, 54,7% estavam na instituição a menos de um ano, e 19,1% eram estagiários. Para 93,3% dos entrevistados, as gripes e resfriados são as principais doenças/agravos prevalentes nas crianças da creche. Além disso, 76,6% identificaram que são realizadas ações de prevenção e promoção da saúde, e 34% afirmaram que o público alvo das ações são os funcionários da creche. 68,1% relataram que o público alvo deve ser todos os envolvidos no desenvolvimento da criança. 40,4% assinalaram que a frequência das ações de prevenção deveria ser duas ou mais vezes no mês. Com isso, destaca-se a necessidade de realização de ações de promoção da saúde que envolvam os pais, crianças e os funcionários da creche a fim de garantir a integralidade do cuidado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.