EXTRAER SIGNIFICADO
Medievalismo em Las Cronicas de Narnia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-5982Resumen
El objetivo principal deste artículo es analisar la presencia de alegorías medievais en: “Las Cronicas de Narnia” (1950-1956), de C.S. Lewis, y en suas adaptaciones produzidas por el universo cinematográfico em los años 2000. Tanto em los textos como em las películas están presentes um gran conjunto de alegorías, construídas a partir de la noción del maravilloso, típicas del período medieval. Estes elementos que, juntamente con la propia paisaje, puedem ser percibidos tambiém a través de la grán variedad de criaturas míticas y animales de aquel lugar que tienen la capacidad de hablar. Otro traço peculiar del mundo imaginário de Narnia és sua atmosfera de medievalismo, percebida em los castillos, armaduras, títulos de nobleza, paisajes bucólicos y combates cuerpo a cuerpo de los guerreiros. Además, debemos considerar que la arte literario y la arte fílmico tienen aspectos peculiares inerentes a cada una, y, de este modo, buscaremos todavía discutir cuestiones sobre apropriacíon de textos literários para el cine y su processo de adaptación, ya que el mismo se apresenta como una posibilidad de nuevas lecturas de la narración.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.