Importancia de las Cuidadoras en la Constitución Psíquica de Niños Abrigados
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-5225Resumen
La vinculación es una manera de demonstrar afectividad y permite un desarrollo psíquico saludable. Esta pesquisa tuvo el objetivo de comprender la importancia del cuidado y acogida de las cuidadoras en la construcción de la vinculación, para reducir el sufrimiento de niños abrigados. Fue efectuada una entrevista semiestructurada con nueve cuidadoras de una Asociación localizada en una ciudad del interior de São Paulo. Resultados muestrearan que las cuidadoras desarrollan vinculaciones afectivas con los niños y contribuyen en la diminución de los impactos de la institucionalización, porque realizan el papel de figura maternal. En contrapartida, las cuidadoras retrataran una insatisfacción con la institución, relacionada a el número reducido de empleados, especialmente la rotatividad como un factor prejudicial a los cuidados con los niños. También presentaran dificultad em comprender el límite de envolvimiento afectivo con los niños, para que sea una relación saludable para ambos. Se espera que los resultados de esta pesquisa traigan conocimiento a las cuidadoras, referente a la importancia del proceso de cuidar y el papel de la vinculación en el desarrollo psíquico en el proceso de abrigamento.
Descriptores: desarrollo psíquico; cuidadoras; vinculación.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.