Analisis del conocimiento em mecânica de lós alumnos ingresantes em el curso de física de la UFMS entre 2013 y 2017
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018vol5n1p26Palabras clave:
MECHANICS BASELINE TEST. Ingressantes no Curso de Física. Teste de Múltipla Escolha.Resumen
Este artículo describe un procedimiento de evaluación los conocimientos en mecánica básica de los alumnos que ingresaron por el ENEM en el curso de Física del Instituto de Física de la Universidade Federal de Mato Grosso do Sul en el período de 2013 a 2017. El objetivo es proponer a la Sociedade Brasileira de Física procedimiento de evaluación de los estudiantes que ingresarán en el curso de Física en las universidades brasileñas. De esta manera, se puede obtener una evaluación de la enseñanza de física en la enseñanza media en todo el país y un monitoreo de los estudiantes de los cursos de física brasileños.
Citas
BUCHWEITZ, B. Testes de múltipla escolha e de resposta livre em física geral. Caderno de Pesquisa, v.16, n.3, 1976.
CUSTÓDIO, F.L. A utilização de testes conceituais em física básica. Rio de Janeiro, RJ. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; 2012.
FILHO, Antonio A. de Oliveira. FONSECA, Mariana Alves da. Análise de itens e da confiabilidade de um teste de avaliação de conhecimentos – um estudo de caso. Curitiba, PR. Projeto. Universidade Federal do Paraná - UFPR; 2006.
GONÇALVES, W.P.J.; BARROSO, M.F. As questões de física e o desempenho dos estudantes no ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.36, n.1, p. 1402, 2014.
INEP. 2017. Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em: :<http://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=f7cgbp>. Acesso em: 11/07/2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Microdados do Enem 2015. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados>. Acesso em: 05 jan. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Microdados do Enem 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados>. Acesso em: 05 jan. 2018.
SBF, Sociedade Brasileira de Física. 2014. A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio como critério de ingresso nas Universidades. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/noticias/maio2014/carta-ao-INEP.pdf>. Acesso em: 11/07/2017.
SILVEIRA, F.L.; BARBOSA, L.P. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.37, n.1, p. 1101, 2015.
UFRGS. 2012. Questões de Física na prova de Ciências da Natureza no ENEM 2012. Disponível em:<http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf>. Acesso em: 11/07/2017.
UFRGS. 2013. Comentários críticos sobre cinco questões de Física na prova de Ciencias da Natureza – ENEM 2013. Disponível em:<http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/enem2013.pdf>. Acesso em: 11/07/2017.
UFRGS, 2014. Análise do ENEM-2014 pelo Conselho do IF UFRGS. Disponível em:<http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=614:analise-do-enem-2014-pelo-conselho-do-if-frgs&catid=150:opiniao&Itemid=316>. Acesso em: 11/07/2017.
ZYLBERSZTAJN, A. Concepções Espontânea em Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.7, n.1, p. 37, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.