Campo de laeducaciónen Tocantins: Análisis de lasituación
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3nespp131Resumen
La Educación Rural en el Estado de Tocantins se ha estudiado en la academia y fomentado el desarrollo de la investigación. Este artículo es parte de un estudio más amplio para comprender la realidad de la educación que se ofrece en el estado de Tocantins campesinos y tiene como objetivo analizar la realidad de las escuelas ubicadas en zonas rurales de la región que abarca el 13 Junta Regional de Educación, situada en Arraias , A. Inspirado por la investigación cualitativa se buscó en las bases de datos del MEC, el IBGE, INEP, Estatal y Municipal del Estado de Tocantins Educación, la información sobre la realidad de las escuelas, especialmente la matrícula cuantitativa. Los resultados indican que la población rural Tocantins es bastante significativo, que une el número de alumnos matriculados en el proceso de nucleación de las escuelas, por lo que los estudiantes de zonas rurales emigran a las zonas urbanas, lo que nos lleva a la transposición del modelo urbano, no responder a las llamadas que las Directrices operativas para la educación básica en las escuelas rurales.
Citas
_______. Diretrizes Operacionais para a Educação
Básica nas Escolas do campo. Resolução CNE/ CEB Nº 1,de 3 de Abril de 2002.
______.MEC/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basi
BARROS, Oscar F. HAGE, Salomão, M. Panorama
estatístico e aspectos legais das políticas de nucleação e transporte escolar: reflexões sobre a extinção das escolas multisseriadas e sua permanência nas comunidades do campo. I Encontro de pesquisas e práticas em educação do campo na Paraíba – 01 a 03 de Junho de 2011. Disponível emhttp://www.ieppecpb2011.xpg.com.br/conteudo/GTs/GT %20-%2002/21.pdf, acesso em 02 de julho de 2014
CALDART, R.S. Sobre educação do campo- In: III
Seminário do Programa Nacional de Educação.
FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O Campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2004.
GOMES, Darlene Araújo. Percursos e desafios da
licenciatura em Educação do Campo na UFT. Palmas: PPGE/UFT, 2015 (Dissertação de Mestrado) MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª Edição. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1994.
MAZZINI, Eliane de Jesus Teixeira; OLIVEIRA, Sônia Maria de. Políticas públicas para o campo: desafios da produção e da organização da agricultura familiar. In: VIII Congresso Latino americano de sociologia rural. Anais... Porto de Galinhas, 2010.
NUNES, Klivia de Cassia Silva. Cenário da educação do campo estado do Tocantins. In: ii seminário nacional de estudos e pesquisas sobre educação do campo e vi jornada de educação especial no campo, 2013, São Carlos. II seminário nacional de estudos e pesquisas sobre educação do campo e vi jornada de educação especial no campo. São Carlos: UFSCar, 2013. v. 1. p. 1-14
REIS, N.S. Políticas educacionais do campo: percurso preliminar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 124-148, out2011 - ISSN: 1676-2584. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/43e/art07 _43e.pdf. Acesso em 11 de agosto de 2015
SILVA J. A. F. ; NETTO, M. B. . Por uma Educação do Campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, v. 1, p. 45-60, 2011.
SCHULTZ, E. A. D. ; LIRA, E. R. . Educação e Desenvolvimento no Estado do Tocantins: uma realidade possível? Campo - Território, v. 6, p. 104-133, 2011.
SOUZA, Maria Antônia. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em 11 de março de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.