NARRATIVAS DE MADRES UNIVERSITARIAS: (SOBRE)VIVENCIAS EN LA POSTPANDEMIA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol13n120264Resumen
La pandemia de Covid-19 ha suposto un punto de inflexión para la sociedad en general, que ha tenido que reinventarse y adaptarse a una nueva forma de vida. Para las mujeres, los riesgos de padecer trastornos psicológicos han sido más acusados, al igual que para sus hijos/as y adolescentes. Nuestras reflexiones incluyen la dimensión ético-política de la experiencia de la maternidad, ya que esta se constituye a partir de expectativas sociales e institucionales. Se trata de una investigación cualitativa que forma parte del proyecto de investigación «Atención a la salud mental de las madres universitarias en el contexto de la COVID-19» del Núcleo de Investigaciones en Gestalt-terapia del curso de Psicología de la Universidad Federal de Pará (UFPA). Su objetivo era comprender la experiencia de las estudiantes en el contexto de la COVID-19 y la pospandemia. El análisis de los datos se basó en la metodología fenomenológica de Amedeo Giorgi (1985) y en la teoría de campo a partir de la terapia Gestalt. Posteriormente, se separaron las siguientes unidades: 1) Sobrecarga materna. 2) Función materna x vida universitaria. 3) Aislamiento social. 4) Permanencia universitaria. Cabe señalar que la Universidad carece de una planificación y de políticas públicas eficaces que tengan como objetivo la acogida y la permanencia de estas mujeres. En este sentido, los espacios de escucha y de movilización para garantizar los derechos se consideraron indicadores de bienestar y promotores de la salud de estas madres.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2026-02-13 (2)
- 2026-02-12 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Maria Vitória Rocha de Jesus, Kamilly Souza do Vale; Raimunda Berenice Pinheiro Cardoso

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
