METODOLOGÍA DE LA DISCIPLINA URBANISMO 1 EN LA CURRICULARIZACIÓN DE EXTENSIÓN
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.01Palabras clave:
disciplina de projeto de urbanismo, curricularização, extensão universitária, sustentabilidade urbanaResumen
De acordo com a resolução do CNE/MEC de 2018 (BRASIL, 2018), a disciplina obrigatória de Projeto de Urbanismo 1 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília tem vindo a explorar a dedicação de uma parte de sua carga horária para a extensão universitária. O presente artigo tem como objetivo expor a metodologia e as atividades desenvolvidas durante a disciplina junto à comunidade da ARIS Dorothy Stang ao longo do semestre de 2023.2, integrada às ações de extensão e, também, de pesquisa na pós-graduação. A disciplina é divida em 4 módulos: 1) elaboração do manual de desenho urbano no formato de cartões; 2) diagnóstico e leitura do território utilizando a ferramenta do QGIS; 3) análise das dimensões da sustentabilidade urbana com a sistematização de padrões espaciais e construção de cenários e por fim, 4) estudo preliminar. O produto final da disciplina consistiu na elaboração de um estudo preliminar de projeto de urbanismo desenvolvido pelos discentes de modo a atender às demandas da comunidade com visão mais abrangente do território, da produção do espaço e da paisagem, ressaltando o compromisso do arquiteto urbanista com a justiça social e ambiental.
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Liza Maria Souza de Andrade, Vânia Loureiro, Ariadne Moraes Silva, Ricardo de Souza Moretti, Angélica Azevedo, Lina Martins de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
