Uso de sistema de celdas de combustible microbianas en el tratamento de aguas residuales en relación con la generación de bioenergía
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21014Resumen
Las celdas de combustible microbianas (CCMs) ofrecen una solución sostenible para el tratamiento de aguas residuales y la generación de energía renovable, siendo su eficiencia altamente dependiente de la composición de la comunidad microbiana, la cual varía considerablemente entre diferentes tipos de efluentes y condiciones operacionales. En este estudio, se obtuvieron bibliotecas de secuenciación metagenómica de amplicones de ARNr 16S a partir de 227 muestras de 30 estudios publicados sobre MFCs. Estas bibliotecas fueron procesadas utilizando la tubería de análisis de datos de amplicones de QIIME2 v2025.5.1 para realizar la clasificación taxonómica, evaluar métricas de diversidad microbiana e inferir asociaciones con rutas funcionales. A pesar de la variabilidad observada, se identificaron consistentemente géneros electroactivos comunes como Geobacter (1,10%) y degradadores de materia orgánica como Proteiniphilum (0,84%), además de Halobacteriota, tolerantes a la salinidad, en ambientes con alta salinidad. A nivel de filo, Pseudomonadota (13,45%) y Bacteroidota (9,88%) fueron predominantes, con rutas funcionales asociadas a la transferencia extracelular de electrones, la formación de biopelículas y la degradación de contaminantes. Estos hallazgos destacan los principales taxones microbianos y procesos metabólicos críticos para el rendimiento de las MFCs, proporcionando una base para la optimización de consorcios microbianos y la mejora de estrategias operacionales para aumentar la producción de bioenergía y el tratamiento de aguas residuales en diversos contextos ambientales.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 João Vitor Aires Teixeira, Elki Cristina de Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
