SIMULACIÓN DEL ROMPIMIENTO DE UNA REPRESA DE DESECHOS DE FERTILIZANTES INDUSTRIALES EN ARRAIAS, TOCANTINS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao9Resumen
Las represas son estructuras versátiles que se utilizan para diversos fines, inclusive la contención de desechos resultantes de las actividades mineras. En los últimos años, las rupturas de estas estructuras se han convertido en un evento recurrente en Brasil, con énfasis en los desastres de Mariana (2015) y Brumadinho (2019), que provocaron impactos ambientales irreversibles y la pérdida de cientos de vidas. Esto ha demostrado cómo la aplicación de modelos computacionales para predecir escenarios causados por rupturas de represas es muy apropiada para anticipar las consecuencias de las fallas de represas y guiar los planes de acción de emergencia de ellas. En el estudio realizado para la represa de desechos de la Itafós Arraias Mineração e Fertilizantes S.A., en Tocantins, se utilizó HEC-RAS (versión 6.1, la más actual), que incorpora el modelo de ruptura para represas para fluidos no newtonianos, combinado con ArcGIS, ALOS PALSAR y otros datos biofísicos del área de influencia de la represa. La simulación del comportamiento del oleaje de inundación fue por ruptura tipo piping, arrojando resultados de un área de inundación de 484,02 ha, profundidad máxima de 19,78 m, velocidad máxima de propagación del oleaje de 13 m3.s-1 y caudal máximo de 2.619,25 m3.s-1 (Sección 1), y las posibles interferencias/impactos en paisajes naturales, áreas de uso antropogénico y obras públicas.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ricardo Dias, Talita, Girlene Maciel, Rose

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
