Literatura Infantil: um relato de experiência com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2659-3652.2016v3n1p23Palabras clave:
Literatura infantil. Ensino fundamental. Leitor literário.Resumen
RESUMO
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tomando como objeto de análise as nossas práticas enquanto bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), quando desenvolvemos atividades diferentes do que as crianças já vivenciavam rotineiramente na escola, utilizando como principal recurso a contação de estórias, sem escolarizar a literatura de forma pouco produtiva, mas, valorizando as possibilidades estéticas e criativas dessa linguagem. Para a fundamentação teórica, apoiamos em Soares (1999), Bettelheim (1996), Lajolo e Zilberman (2004), Abromovich (1993) e Aguiar (2001), dentre outros textos de referência. O estudo se justifica pelo fato de que as aulas com metodologias diferenciadas prendem o olhar do aluno, e trabalhar a literatura com as crianças valorizando o gosto e o prazer pela leitura, incentivando suas expressões, opiniões, construção e reconstrução de ideias, torna as aulas mais significativas para a turma.
Palavras-chave: Literatura infantil. Ensino fundamental. Leitor literário.
ABSTRACT
The aim of this paper is to discuss the importance of children's literature in the early grades of elementary school. Taking as the object of analysis our practices while fellows of the Initiation Teaching Program (PIBID), where we develop different activities different than children experience routinely at school, using as resource main the story telling, without taking the literature with didactic or pedagogical function, but valorizing the aesthetic and creative possibilities of that language. For the theoretical foundation, we support in Soares (1999), Bettelheim (1996), Lajolo and Zilberman (2004), Abromovich (1993) and Aguiar (2001), among other reference texts. The study is justified by the fact that the classes with differentiated methodologies hold the gaze of the student, and to work the literature with children, enhancing the taste and the pleasure of reading by encouraging their expressions, opinions, construction and reconstruction of ideas, become the classes more significants for the class.
Keywords: Children's Literature. Elementary School. Literary reader.
RESUMEN
El objetivo de este trabajo es discutir la importancia de la literatura infantil en los primeros grados de la escuela primaria. Tomando como objeto de análisis de nuestras prácticas como becarios de iniciación al programa de enseñanza (PIBID), desarrollamos diferentes actividades que los niños, ya que experimentaron de forma rutinaria en la escuela, utilizando como principal característica la historia, historias sin instrucción alguna forma de literatura productiva, pero la apreciación de las posibilidades estéticas y creativas de este idioma. Para el fundamento teórico, apoyar en Smith (1999), Bettelheim (1996), Lajolo y Zilberman (2004), Abramovich (1993) y Aguiar (2001), entre otros textos de referencia. El estudio se justifica por el hecho de que las clases con diferentes metodologías sostienen la mirada del estudiante, y la literatura el trabajo con niños que aprecia el gusto y el placer de la lectura mediante el fomento de sus expresiones, opiniones, construcción y reconstrucción de las ideas, que hace que las clases más significativa para la clase.
Palabras clave: la literatura infantil. Enseñanza fundamental. lector literario.
Citas
ABRAMOVICH, F. 1993. Literatura Infantil: gostosura e bobices. 3ed. São Paulo: Scipione.
AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.). 2001. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato.
ANDRÉ, M. 2005. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus.
BETTELHEIM, B. A. 1996. A psicanálise dos contos de fadas. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. 1998. Brasília: MEC/SEF.
CAGNET, Sueli de Souza. 1996. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica.
FRANTZ, Maria Helena Zancan. 2001. O ensino da literatura nas séries iniciais. 3ª ed. Ijuí -RS, Ed. UNIJUI.
FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler (em três artigos que se completam). 1982. São Paulo: Autores Associados/ Cortez.
GIL, Antonio Carlos. 2008. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas..
LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. 2004. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. 6 ed. São Paulo: Ática
LAJOLO, Marisa. 2008. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. 13ª impressão. São Paulo: Editora Ática.
MARTINS, G. A. 2008. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Atlas.
SOARES, Magda. 1999. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M, BRANDÃO, H. M. B. e MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, p.16 a p.47.
SOUZA, E. R. de, MUNIZ, Valdinéia C. B. Q., FORGIARINI, V. O uso da literatura infantil na escola como forma de estímulo à leitura. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da EDUVALE - ISSN 1806-6283.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.