Literatura Infantil: um relato de experiência com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Jaqueline Mendes Costa UFT - Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2659-3652.2016v3n1p23

Palabras clave:

Literatura infantil. Ensino fundamental. Leitor literário.

Resumen

RESUMO

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tomando como objeto de análise as nossas práticas enquanto bolsistas do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), quando desenvolvemos atividades diferentes do que as crianças já vivenciavam rotineiramente na escola, utilizando como principal recurso a contação de estórias, sem escolarizar a literatura de forma pouco produtiva, mas, valorizando as possibilidades estéticas e criativas dessa linguagem. Para a fundamentação teórica, apoiamos em Soares (1999), Bettelheim (1996), Lajolo e Zilberman (2004), Abromovich (1993) e Aguiar (2001), dentre outros textos de referência. O estudo se justifica pelo fato de que as aulas com metodologias diferenciadas prendem o olhar do aluno, e trabalhar a literatura com as crianças valorizando o gosto e o prazer pela leitura, incentivando suas expressões, opiniões, construção e reconstrução de ideias, torna as aulas mais significativas para a turma.

 

Palavras-chave: Literatura infantil. Ensino fundamental. Leitor  literário.

 

ABSTRACT

The aim of this paper is to discuss the importance of children's literature in the early grades of elementary school. Taking as the object of analysis our practices while fellows of the Initiation Teaching Program (PIBID), where we develop different activities different than children experience routinely at school, using as resource main the story telling, without taking the literature with didactic or pedagogical function, but valorizing the aesthetic and creative possibilities of that language. For the theoretical foundation, we support in Soares (1999), Bettelheim (1996), Lajolo and Zilberman (2004), Abromovich (1993) and Aguiar (2001), among other reference texts. The study is justified by the fact that the classes with differentiated methodologies hold the gaze of the student, and to work the literature with children, enhancing the taste and the pleasure of reading by encouraging their expressions, opinions, construction and reconstruction of ideas, become the classes more significants for the class.

 

Keywords: Children's Literature. Elementary School. Literary  reader.

 

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es discutir la importancia de la literatura infantil en los primeros grados de la escuela primaria. Tomando como objeto de análisis de nuestras prácticas como becarios de iniciación al programa de enseñanza (PIBID), desarrollamos diferentes actividades que los niños, ya que experimentaron de forma rutinaria en la escuela, utilizando como principal característica la historia, historias sin instrucción alguna forma de literatura productiva, pero la apreciación de las posibilidades estéticas y creativas de este idioma. Para el fundamento teórico, apoyar en Smith (1999), Bettelheim (1996), Lajolo y Zilberman (2004), Abramovich (1993) y Aguiar (2001), entre otros textos de referencia. El estudio se justifica por el hecho de que las clases con diferentes metodologías sostienen la mirada del estudiante, y la literatura el trabajo con niños que aprecia el gusto y el placer de la lectura mediante el fomento de sus expresiones, opiniones, construcción y reconstrucción de las ideas, que hace que las clases más significativa para la clase.

 

Palabras clave: la literatura infantil. Enseñanza fundamental. lector literario.

Biografía del autor/a

Jaqueline Mendes Costa, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Enfermagem (UGF – 2010) e Especialista em Saúde Pública e PSF para Enfermeiros (UGF – 2012). Iniciou o percurso profissional desenvolvendo atividades como enfermeira voluntária na Estratégia de Saúde da Família, em São Francisco-MG, cidade natal. Atuou como enfermeira no Hospital Estadual Rocha Faria-RJ (2013). Atualmente cursa o 6º período da Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins, onde é bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), e voluntária do Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI). Também é membro do grupo de pesquisa Formação de professores: fundamentos e metodologias de ensino.

Citas

ABRAMOVICH, F. 1993. Literatura Infantil: gostosura e bobices. 3ed. São Paulo: Scipione.

AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.). 2001. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato.

ANDRÉ, M. 2005. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus.

BETTELHEIM, B. A. 1996. A psicanálise dos contos de fadas. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. 1998. Brasília: MEC/SEF.

CAGNET, Sueli de Souza. 1996. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. 2001. O ensino da literatura nas séries iniciais. 3ª ed. Ijuí -RS, Ed. UNIJUI.

FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler (em três artigos que se completam). 1982. São Paulo: Autores Associados/ Cortez.

GIL, Antonio Carlos. 2008. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas..

LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. 2004. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. 6 ed. São Paulo: Ática

LAJOLO, Marisa. 2008. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. 13ª impressão. São Paulo: Editora Ática.

MARTINS, G. A. 2008. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Atlas.

SOARES, Magda. 1999. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M, BRANDÃO, H. M. B. e MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, p.16 a p.47.

SOUZA, E. R. de, MUNIZ, Valdinéia C. B. Q., FORGIARINI, V. O uso da literatura infantil na escola como forma de estímulo à leitura. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da EDUVALE - ISSN 1806-6283.

Publicado

2016-09-23

Cómo citar

Costa, J. M. (2016). Literatura Infantil: um relato de experiência com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. DESAFIOS, 3(1), 23–29. https://doi.org/10.20873/uft.2659-3652.2016v3n1p23

Número

Sección

Artigos