A QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DAS LINHAS DE PESQUISA CADASTRADAS NO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20294Resumen
As pesquisas na área da Química de Produtos Naturais (QPN) têm experimentado um rápido progresso no Brasil, cujos esforços se concentram no desenvolvimento de compostos químicos derivados de fontes naturais. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma análise das linhas de pesquisa em QPN nas Instituições de Ensino Superior do Brasil, fornecendo, assim, informações de quais e onde tem se desenvolvido a pesquisa nessa área em nosso país. Inicialmente, foi realizado um levantamento das linhas de pesquisa em Química, cadastradas no CNPq, em seguida, foi feito um panorama apenas das linhas em QPN e em quais regiões do Brasil se concentram. Por fim, foram analisados os resumos apresentados nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e os artigos publicados em quatro revistas científicas. A análise realizada indicou que, atualmente, existem 3.548 linhas de pesquisas no Brasil, nas principais áreas da química. Dentre elas, 995 são na área de química orgânica e, deste total, 35% são destinadas à pesquisa na área da QPN. Verificou-se que, nos últimos cinco anos, os resumos publicados nas reuniões da SBQ foram voltados, principalmente, para o estudo de vegetais, correspondendo a 76% do total. Com relação aos artigos publicados em revistas nacionais, foi observado uma redução de trabalhos, especialmente após o período da pandemia da Covid-19. Dessa forma, conclui-se que a área de QPN vem sendo amplamente investigada pelos pesquisadores brasileiros, muito em função da rica biodiversidade que o Brasil apresenta.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Josefa Mariane Medeiros Rodrigues, Elayne Bessa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
