ENFERMEDADES RELACIONADAS COM EL INSUFICIENTE SANEAMIENTO AMBIENTAL EM LOS MUNICIPIOS DE LA CUENCA HIDROGRAFICA DEL RÍO LONTRA Y CORDA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20287Resumen
En Brasil, a pesar de las inversiones realizadas en los últimos años, todavía no existe un acceso universal a los servicios básicos de saneamiento. Además de perjudicar la salud individual, aumenta los costes sanitarios para el tratamiento de enfermedades. El objetivo de este estudio será analizar el número de ingresos hospitalarios por DRSAI en las ciudades de la Cuenca del Río Lontra y Corda, de 2018 a 2022, caracterizando el perfil epidemiológico de los individuos afectados, verificando la existencia de una correlación entre la incidencia y las condiciones de saneamiento básico en estas ciudades. Se trata de un estudio descriptivo en el que se buscarán datos secundarios puestos a disposición en el Sistema de Información de Enfermedades de Declaración Obligatoria. Con los resultados de esta investigación es posible identificar los casos, incidencia y mortalidad registrados en las ciudades que conforman la Cuenca de los Ríos Lontra y Corda. El estudio muestra que aún hoy los DRSAI representan un importante problema de Salud Pública para una de las principales cuencas del estado, Lontra y Corda. Proporciona una visión general reciente de la situación sanitaria en esta zona y destaca segmentos de población prioritarios, y revela un alto coste para el sistema de salud pública.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Beatriz Lima da Costa, SANDRO ESTEVAM MORON

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
