CAMINHABILIDADE E GÊNERO: REFLEXÕES SOBRE AS LIMITAÇÕES DE MOBILIDADE URBANA PARA AS MULHERES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_abr_19644

Resumen

La decisión de caminar por la ciudad va más allá de la simple necesidad de desplazarse. En la elección de caminar influye una compleja interacción de factores externos e individuales. La diferencia en la movilidad urbana entre hombres y mujeres suele estar marcada por estigmas sociales, culturales, ambientales y de género. Este artículo, en forma de ensayo académico, reflexiona sobre las decisiones de movilidad urbana de las mujeres. La inseguridad en las ciudades es la principal barrera que impide a las mujeres desplazarse a pie, haciendo que eviten lugares y momentos considerados inseguros. Mientras que las mujeres utilizan más a menudo el transporte público, los hombres tienden a hacer trayectos más largos y a ponerse al volante de un coche con más frecuencia. Profundizando en la comprensión de la geografía del miedo en la planificación urbana, es posible desarrollar estrategias más eficaces para que las mujeres superen las barreras percibidas a la movilidad, promoviendo entornos urbanos seguros y acogedores para todos.

Biografía del autor/a

Dartel Ferrari Lima, Western Paraná State University - Brazil

Graduado em Fisioterapia (1983), Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Residência Fisioterapêutica Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO); Quiropraxista; Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos: CEP-Unioeste; Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP); Tutor EaD; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Educação Física, com habilitações em licenciatura e bacharelado. Possui especializações em Educação Especial e Atividade Física para Grupos Especiais. É Mestre e Doutora em Educação Física e Saúde, com ênfase em treinamento físico voltado ao tratamento de doenças crônicas, e realizou pós-doutorado em Educação.

Daiana Machado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu em Educação Física. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Cascavel. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2021).Pós-graduada em Educação Física Escolar (UEPG-PR), em Educação Superior (IFSP-SP) e em Gestão Escolar (UNICENTRO-PR). Graduada em Pedagogia (2021) pela UNICENTRO; em Tecnologia em Gestão de Turismo (2014) pelo Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação - Campus São Paulo; E em Educação Física pela Universidade de Guarulhos (2010).Atualmente é docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (Campus Marechal Cândido Rondon) e da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, na Formação Docente Integrada ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Áreas de interesse: currículo, políticas públicas, epistemologias, formação pedagógica.

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Pedagogia, Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Atualmente é professor na Universidade Federal de Moto Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência como docente na Educação Básica (16 anos) e no Ensino Superior (14 anos). Na docência universitária, atua nos cursos de Educação Física e Pedagogia, principalmente nas disciplinas de Ensino e Aprendizagem, Didática, Políticas Educacionais, Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado, Didática da Educação Física, Sociologia do Esporte, História da Educação Física, dentre outras. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação docente (inicial e continuada), nos temas: saúde docente, bem-estar docente, mal-estar docente e desenvolvimento profissional docente. É autor do Programa de Apoio ao Bem-estar Docente e atua em instituições de ensino com avaliação de variáveis de saúde docente e intervenções à saúde e bem-estar de professores. É pesquisador dos grupos de pesquisas: Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS, Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde da Unioeste, e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE, da Unioeste. Membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde.

Francielle Selzler Brecher Beckert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil pela Faculdade Assis Gurgaz -Fag (2011) e Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional pela Faculdade Focus (2023). Atua como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação. Possui experiência na docência da Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atuou ainda como Coordenadora Pedagógica escolar. Participou como membro da equipe de reestruturação do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, no grupo base do componente curricular Ciências. Participou de grupos de estudos da Pedagogia Histórico- Crítica, em parceria com a Unioeste. Atua como Conselheira na Câmara do Ensino Fundamental do Conselho Municipal de Educação. Ministrou cursos de formação continuada para coordenadores pedagógicos com a temática: planejamento de ensino, avaliação e monitoramento da aprendizagem e organização do trabalho pedagógico.

Márcia Rosângela Buzanello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia. Atuando em temas de recursos eletrotermofototerapêuticos e lesões osteomusculoarticulares, tipo de estudo - revisão sistemática.

Publicado

2025-04-26

Cómo citar

Lima, D. F., de Souza, D. C., Machado, D., Sampaio, A. A., Beckert, F. S. B., Buzanello, M. R., & Bertolini, G. R. F. (2025). CAMINHABILIDADE E GÊNERO: REFLEXÕES SOBRE AS LIMITAÇÕES DE MOBILIDADE URBANA PARA AS MULHERES. DESAFIOS, 12(3), 1–16. https://doi.org/10.20873/2025_abr_19644