“ME PERDI TANTO NO CAMPO... MAS ME ACHEI!”: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_9Resumen
O presente estudo teve como objetivo compreender como as etapas do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) são abordadas pelos/as estagiários/as. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, na qual problematizou-se, por meio da técnica de Análise de Conteúdo, 34 relatórios que tematizam as etapas dos estágios na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, entre 2018 e 2020. Os resultados foram organizados prevendo as cinco etapas do fluxo de estágio no referido curso, sendo elas: “documentação”, “observação”, “coparticipação”, “regência” e “relatório final/apresentação”. Identificou-se nos relatórios, que as etapas previstas contribuem para um encontro dos/as estagiários/as com aspectos do cotidiano docente que abrangem desde questões de natureza formal e/ou burocrática, até questões subjetivas, forjando e revelando um itinerário formativo permeado de desafios, mas que favorecem encontros e partilhas de experiências indispensáveis para o processo de identificação destes sujeitos com a docência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Adriano Lopes de Souza, Mayrhon José Abrantes Farias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.