PROCESSOS FORMATIVOS E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_11Resumen
O presente estudo objetivou analisar os principais desafios e possibilidades advindos dos processos formativos relacionados aos estágios curriculares supervisionados à luz de entrevistas conduzidas por meio da trajetória de vida com professores de Educação Física escolar participantes de um processo de formação e desenvolvimento profissional docente. Participaram desse processo seis docentes vinculados ao ensino público do Estado de São Paulo, sendo quatro mulheres e dois homens. Após transcritas, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando em duas categorias: “Desafios acerca dos processos de estágio: falta de compreensão, práticas pouco assertivas e pouca relação entre universidade e escola”; e “Possibilidades de desenvolvimento da formação: estágio curricular como campo de conhecimento e desenvolvimento de experiências e práticas significativas”. Com base nos achados analisados no estudo, é possível concluir que os professores relataram tanto experiências de pouca assertividade e algumas dificuldades nesse itinerário, quanto elencaram possibilidades de valorização do estágio como processo formativo. Tais postulados, à luz dos dados e da literatura, permitem inferir que o estágio é um campo de conhecimento crucial da formação, gerando tensões e impactos significativos nas crenças e representações sobre o que é ser um profissional, pois se forma para uma profissão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Samuel de Souza Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.