PROCESSOS FORMATIVOS E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_11

Resumen

O presente estudo objetivou analisar os principais desafios e possibilidades advindos dos processos formativos relacionados aos estágios curriculares supervisionados à luz de entrevistas conduzidas por meio da trajetória de vida com professores de Educação Física escolar participantes de um processo de formação e desenvolvimento profissional docente. Participaram desse processo seis docentes vinculados ao ensino público do Estado de São Paulo, sendo quatro mulheres e dois homens. Após transcritas, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, resultando em duas categorias: “Desafios acerca dos processos de estágio: falta de compreensão, práticas pouco assertivas e pouca relação entre universidade e escola”; e “Possibilidades de desenvolvimento da formação: estágio curricular como campo de conhecimento e desenvolvimento de experiências e práticas significativas”. Com base nos achados analisados no estudo, é possível concluir que os professores relataram tanto experiências de pouca assertividade e algumas dificuldades nesse itinerário, quanto elencaram possibilidades de valorização do estágio como processo formativo. Tais postulados, à luz dos dados e da literatura, permitem inferir que o estágio é um campo de conhecimento crucial da formação, gerando tensões e impactos significativos nas crenças e representações sobre o que é ser um profissional, pois se forma para uma profissão.

Biografía del autor/a

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unicamp

Doutor em Ciências da Motricidade – Universidade Estadual Paulista – Unesp Rio Claro. Professor Doutor do Departamento do Estudo da Atividade Física Adaptada – DEAFA, Faculdade de Educação Física – FEF, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. rufinolg@unicamp.br e https://orcid.org/0000-0003-2567-9104.

Samuel de Souza Neto, Unesp Rio Claro

Livre-Docente, Universidade Estadual Paulista – Unesp. Professor Associado, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Unesp – Rio Claro. samuel.souza-neto@unesp.brhttps://orcid.org/0000-0002-8991-7039.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Rufino, L. G. B., & Souza Neto, S. de. (2024). PROCESSOS FORMATIVOS E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: TENSÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. DESAFIOS, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_11