REPERCUSIONES DE LA PATERNIDAD DE NIÑOS CON AUTISMO EN LA VIDA Y LA SALUD DE LOS HOMBRES
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_18634%20Resumen
La paternidad produce cambios y significados importantes en la vida de un hombre. Las construcciones históricas y sociales han forjado modelos que han eximido a los hombres de asumir toda o parte de la responsabilidad de cuidar a sus hijos. Este estudio, guiado por un abordaje cualitativo, tuvo como objetivo comprender las relaciones entre el desempeño de la paternidad y las repercusiones en la vida y en la salud de los hombres padres de niños con autismo, evidenciadas por las subjetividades expresadas durante el ejercicio de diferentes roles sociales, utilizando el Género como categoría central de análisis, a la luz de las teorías postfeministas y de los estudios sobre masculinidades. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a 32 hombres residentes en Minas Gerais en abril y mayo de 2023. Se utilizó el análisis temático de contenido para construir dos categorías: 1) Fragilidades, subterfugios y superación; y 2) Prioridades, renuncias y apoyo. Se concluyó que los hombres daban un significado positivo a la paternidad y se comprometían con el cuidado de sus hijos, sin excepción. Al dar prioridad a sus hijos, experimentaron efectos en varias dimensiones, al abdicar significativamente de su propia salud y autocuidado. Informaron de dificultades para hablar de sus sentimientos y buscar apoyo, reiterando que los hombres siguen afiliados a los modelos de masculinidades dominantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Aurélio Fonsêca, Laura de Araújo Parreiras, Celina Maria Modena
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.