O AUTO RRELATO COMO JAZIGO DO SABER: REPENSANDO A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_14Resumen
O departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na reformulação curricular de 2009 a 2020, adotou sete disciplinas nas áreas de prática de ensino e de estágio supervisionado, ministradas tanto na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas quanto na Faculdade de Educação. O objetivo deste relato é refletir sobre minha própria experiência como aluno da primeira turma após essa reestruturação curricular e analisar em que medida ela impactou minha prática docente tanto durante a formação universitária quanto após ela. Como argumenta François Dosse em A História, o relato é um dos “jazigos do saber”, pois expande as formas de inteligibilidade de determinado evento. De um lado, trata-se de conferir sentido ao vivido a partir de inquietações do presente; de outro, abrem-se perspectivas para outros horizontes possíveis, na medida em que esses acontecimentos adquirem novos significados a partir de suas simbolizações pela narração. Defendo que os estágios supervisionados, pelo compartilhamento de experiências que eles propiciam, possibilitam uma ética docente diferente do ideário neoliberal de hiper-individualização e performance. Mais do que uma trajetória individual, o relato envolve modos de estar no mundo frente ao outro e atribuição de sentidos que (re)orientam a própria prática pedagógica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Armando Leopoldino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.