RESISTENCIA DE GENOTIPOS DE ARROZ RIGADO A LA MANCHA MARRÓN Y RESPUESTAS FISIOLÓGICAS Y BIOQUÍMICAS EN PLANTAS A Bipolaris oryzae
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_25Resumen
El arroz (Oryza sativa L.) es el alimento básico de alrededor de 2.400 millones de personas y desempeña un importante papel económico y social. Aunque Tocantins se destaca como el tercer mayor productor, tiene el potencial de aumentar la productividad, siempre y cuando se produzca un control eficaz de las enfermedades. Entre las principales destaca la mancha marrón, debido a que el hongo Bipolaris oryzae también causa la mancha del grano. Pocos estudios han relacionado la resistencia de los cultivares de arroz con los mecanismos bioquímicos de respuesta a las infecciones. Así, el presente trabajo tuvo como objetivo evaluar la resistencia de genotipos de arroz de riego a la mancha parda y las respuestas fisiológicas y bioquímicas de las plantas. Los resultados obtenidos en campo, a través del Área Debajo de la Curva de Progresión de la Enfermedad (AACPD) y en ambiente controlado, a través de actividades enzimáticas, demostraron la variación en la resistencia a la Mancha Marrón. Com relação às enzimas mensuradas, houve diferenças entre as plantas inoculadas com B. oryzae e o tratamento testemunha, sem inoculação. Para a enzima Peroxidase de Fenóis (POx), verificou-se que não houve resposta enzimática em relação à infecção por B. oryzae. Por outro lado, para a Quit, houve maior nível enzimático nas plantas infectadas quando comparado às plantas não infectadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 João Victor de Almeida Oliveira, Paulo Ricardo de Sena Fernandes, Bruna Letícia Dias, Dalmarcia de Souza Carlos Mourão, Maykon Rodrigo Gomes de Barros, Lorena Ribeiro Lima, Raimundo Nonato Carvalho Rocha, Gil Rodrigues dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.