PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DOS DADOS EM SAÚDE: OS DESAFIOS EM DISPOSTIVOS INTELIGENTES DISPONIBILIZADOS PELA INTERNET DAS COISAS (IOT)
DOI:
https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_10Resumen
El Internet de las Cosas (IdC) trae nuevas perspectivas de atención y mejora de la calidad de vida de las personas, sin embargo, existe una creciente preocupación por la confidencialidad de los datos que viajan por Internet desde los dispositivos de redes inalámbricas. El artículo tiene como objetivo sistematizar cómo la comunidad académica aborda la privacidad de los datos recopilados, almacenados y compartidos por dispositivos habilitados para IdC. Se realizó una revisión integradora entre 2016 y 2021 mediante búsqueda en la base de datos PubMED. Se incluyeron 45 artículos en la revisión final, que mostró oportunidades para garantizar la privacidad de los datos utilizando principalmente criptografía y tecnología Blockchain. Con el avance de la Pandemia del COVID-19, estos dispositivos ganan cada vez más magnitud y la gobernanza es necesaria para definir responsabilidades y procesos de captura, procesamiento y puesta a disposición de los datos de salud, con el usuario como protagonista de todo el proceso de control de acceso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mara Lucia dos Santos Costa, Mariane Moraes, Gentil Veloso Barbosa, David Nadler Prata, Humberto Xavier de Araujo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.