EL PAPEL DE LOS GOBIERNOS NACIONALES Y REGIONALES EN LA GOBERNANZA FORESTAL

DESAFÍOS PARA LA CONSERVACIÓN FORESTAL EN LA AMAZONÍA LEGAL BRASILEÑA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_1

Resumen

El objetivo de esta investigación fue analizar el papel de los gobiernos locales y regionales, así como los factores limitantes en la conservación de los bosques de la Amazonia Legal brasileña. Se utilizó un enfoque metodológico basado en la investigación cualitativa, llevada a cabo a través de un estudio de caso que incorporó algunas unidades de análisis. El análisis de la investigación implicó entrevistas con gestores de Secretarías de Medio Ambiente y organismos de Control Ambiental, además de observación directa en los lugares donde se realizaron las entrevistas en persona y análisis documental. Los resultados indican que los esfuerzos de los gobiernos todavía no son suficientes para combatir la degradación de los bosques. También se encontró que la falta de cumplimiento de las leyes de protección ambiental se ve agravada por la falta de apoyo de los funcionarios gubernamentales a los organismos de control ambiental. Finalmente, existen una serie de factores que dificultan el fortalecimiento de las acciones de conservación forestal, incluyendo la falta de fiscalización, la falta de recursos humanos, la falta de recursos financieros, la logística y la infraestructura.

Biografía del autor/a

Débora Oliveira de Souza, Centro Universitário da FEI

Doutora e Mestre em Administração pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Pe. Saboia de Medeiros - FEI/SP (Capes 5) - na linha de pesquisa em Gestão da Inovação - Sustentabilidade, com tema de Economia Circular. Especialização em Inovação e Difusão Tecnológica (2013) pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica. Graduação em Pedagogia pela Escola Superior Batista do Amazonas (2011). Professora Substituta na Universidade Federal do Tocantins, no período de 2015 a 2017. Assessora naSecretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, atuando do Departamento de Apoio a Popularização da Ciência.

Maria Tereza Saraiva de Souza, Centro Universitário da FEI

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/FEI (deste 2021) e docente do PPGA (Conceito 5) e da graduação do Centro Universitário FEI (desde 2013), onde desenvolve pesquisa, orienta dissertações e teses, totalizando 30 orientações concluídas de mestrado e doutorado vinculadas aos seus projetos de pesquisa. Foi professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA (2003 a 2013) da Universidade Nove de Julho (Conceito 6), onde ministrou as disciplinas Organizações Sustentáveis e Gestão Ambiental. Atuou como docente na ESPM (1997 a 2003) nas seguintes disciplinas na graduação: Teoria das Organizações, Administração para Publicidade e Propaganda, Poder nas Organizações, Metodologia de Plano de Negócio, Orientação de TCC e Iniciação Científica. Trabalhou na gestão acadêmica, como: Diretora Adjunta do Departamento de Ciências Gerenciais na gestão dos cursos de Administração e Habilitações (Marketing, Comércio Exterior e Hotelaria), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo e Secretariado Executivo da Universidade Nove de Julho (2002 a 2006); Chefe de Departamento e Coordenadora do curso de Administração da Universidade Ibirapuera (1993 a 2002). Foi Editora (2011 a 2013), Editora Adjunta (2014 a 2018) e, atualmente, é Membro do Conselho Editorial (desde 2019) da Revista Gestão Social e Ambiental - RGSA (A3). Desde 2011 é avaliadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e revisora dos principais periódicos e congressos da área. Foi Líder do tema Ecoinovação (2019 a 2021), foi Líder dos temas Inovação Sustentável (2018), da divisão ITE, do tema Cadeias Sustentáveis (2011 a 2014) da divisão GOL do Enanpad. Foi Coordenadora da área Sustentabilidade das Operações do Simpoi/FGV (2009 a 2013), Coordenadora Adjunta da área Gestão da Sustentabilidade do Enangrad (2011 a 2015), Membro da Comissão Científica e Organizadora do Engema (2011 e 2012). É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, "Economia Circular, Ecoinovação e Cadeias Sustentáveis", atua com os seguintes temas de pesquisa: Economia Circular, Cadeia de Suprimentos Verdes, Gestão de Resíduos Sólidos, Tecnologias de Rastreamento em Cadeias Reversas, Disclosure Ambiental, Environmental, Social and Governance (ESG); Compras Públicas Sustentáveis, Ecoeficiência, Adaptação às Mudanças Climáticas, Tecnologias Limpas, Negócios Circulares e Sustentáveis, Inovação Ambiental, entre outros.

Samara de Carvalho Pedro, Centro Universitário da FEI

Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI. Mestra em Administração pela Universidade Nove de Julho com experiência internacional pelo Institut d'administration des Entreprises de Grenoble, IAE GRENOBLE, França. Certificada pela FEA-USP em Análise Preditiva de Dados. Co-editora Executiva da RAEP (A3) Revista de Administração: Ensino e Pesquisa. Assessora Executiva da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Professora Orientadora do MBA USP/Esalq. Representante Municipal do CRA-SP. Coordenadora de Comunicação e Marketing e Projetos Socioambientais. Tem atuado com pesquisas voltadas à Sustentabilidade e Comportamento Verde.

Kleber Abreu Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Atual Superintendente de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins - UFT, possui pós doutorado em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, doutorado na área de Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal do Amazonas e graduação em Administração de Empresas. Tem experiência na área de Inovação, Empreendedorismo e Comunicação. Atua também no Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas - GESPOL na UFT.

Publicado

2023-12-28

Cómo citar

Oliveira de Souza, D., Saraiva de Souza, M. T., de Carvalho Pedro, S., & Abreu Sousa, K. (2023). EL PAPEL DE LOS GOBIERNOS NACIONALES Y REGIONALES EN LA GOBERNANZA FORESTAL: DESAFÍOS PARA LA CONSERVACIÓN FORESTAL EN LA AMAZONÍA LEGAL BRASILEÑA. DESAFIOS, 10(Especial 4). https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_1

Artículos más leídos del mismo autor/a