LA PANDEMIA DEL COVID-19 COMO EVENTO DISCURSIVO EN EL CAMPO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_16827Resumen
En este artículo presentamos los resultados de una investigación que tuvo como objetivo analizar la pandemia de la COVID-19 como un evento discursivo en el campo religioso, verificando qué discursos se materializan en los enunciados de los grupos religiosos y qué memorias se retoman y actualizan en el rostro. de la pandemia. El corpus está compuesto por textos que circularon en medios digitales, de marzo de 2020 a marzo de 2021, y que abordan la relación entre el discurso religioso y la pandemia. La hipótesis es que el hecho histórico de la crisis sanitaria de la COVID-19 se configuró también como un hecho discursivo, que retoma distintas memorias, vinculadas a posiciones de sujeto que remiten tanto al campo religioso como al campo médico-científico y económico. En los análisis, utilizamos los presupuestos teóricos de la Escuela Francesa de Análisis del Discurso, presentados en los trabajos de Michel Pêcheux. Los resultados confirman la hipótesis de que el hecho histórico de la crisis sanitaria de la COVID-19 se configuró como un hecho discursivo en el campo religioso, pues instauró nuevos dichos y permitió cambios de sentido, vinculados a distintas posiciones de sujeto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Nayara Gleyce Prates Amorim Santos Gleyce, Edvania Gomes da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
