REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS PESCADORES ARTESANOS SOBRE EL TERRITORIO DE PESCA DE ARRAIAL DO CABO – RJ
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_out_176104Resumen
Esta investigación tuvo como objetivo analizar las representaciones sociales de los pescadores artesanales en el territorio de pesca del municipio de Arraial do Cabo, en el estado de Río de Janeiro, Brasil, a partir de la articulación teórico-metodológica de la Teoría de las Representaciones Sociales - desarrollada por Serge Moscovici en 1961 - junto con estudios de antropología marítima. Para producir los datos, se entrevistó a 15 pescadores artesanales y para ayudar con el análisis de datos, se lanzó una adaptación del Análisis de Contenido – M. Franco. Los resultados revelan el surgimiento de tres categorías complementarias: Historia de Vida; Caracterización de la Pesca Artesanal; Territorio Pesquero. Luego, a través de la interpretación de estas categorías, se encontró evidencia de que el territorio pesquero posiblemente esté representado por el grupo investigado a partir de tres marcadores: Espacio constitutivo de la identidad; Ambiente de trabajo; Lugar de abandono por parte del Estado y la Colonia de Pescadores. Además, los resultados apuntan a la necesidad de políticas y acciones efectivas que valoren y protejan los territorios de pesca, así como el bienestar y los derechos de los pescadores artesanales, promoviendo la gestión sostenible y equitativa de los recursos marinos.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-12-03 (2)
- 2025-10-20 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Patricia Ortiz Monteiro, André Felipe Costa Santos, Ana Lucia Muniz Baptista Uchôa, Maria Regina Menezes Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
