COMPOSICIÓN CENTRAL Y BIOACCESIBILIDAD IN VITRO DEL HIERRO EN HOJAS DE DOS ESPECIES OLEÍCULTIVAS NO CONVENCIONALES
DOI:
https://doi.org/10.20873/DEZ_23_04Resumen
Este trabajo tuvo como objetivo determinar la composición centesimal y la bioaccesibilidad in vitro del hierro en hojas de plantas alimenticias no convencionales, ora-pro-nobis y taioba. La humedad y las cenizas se determinaron por gravimetría, los lípidos por el método Goldfish, las proteínas por el método Kjedahl y los carbohidratos totales por diferencia. El contenido total de hierro (Fe) se cuantificó mediante espectrometría de absorción atómica de llama (FAAS) después de la descomposición. La bioaccesibilidad in vitro del Fe se realizó por el método INFOGEST y la cuantificación por FAAS. Los resultados indicaron un contenido de carbohidratos superior al encontrado en las verduras convencionales y la taioba tenía un alto contenido de lípidos. La concentración de hierro total fue superior a los valores descritos en la literatura para vegetales que son fuente de hierro, respectivamente para ora-pro-nobis y taioba los valores de 0,80 mg Fe/100g y 0,89 mg Fe/100g. La fracción de hierro biodisponible luego del proceso de digestión in vitro fue de 6,59% para hojas de taioba y 40,00% para ora-pro-nobis. Los resultados sugieren que las hojas de taioba y ora-pro-nobis son fuentes totales y bioaccesibles de hierro y que el consumo de plantas alimenticias no convencionales puede contribuir a la mejora de la nutrición humana.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ana Flavia Lopes Siqueira, Ana Paula de Oliveira Pinheiro, Isabela Mendes Pacheco Narita, Ricardo Dalla Villa, Adriana Paiva de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.