A Criança e o uso do computador na Escola

Autores/as

  • Thalita Melo de Souza Medeiros UFT
  • Francisca Rodrigues Lopes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2nespp22

Palabras clave:

Criança, Educação, Mídia.

Resumen

Este artigo apresenta e busca refletir os resultados da pesquisa realizada sobre o uso do Laptop na escola, considerando o Programa UCA (Um Computador por Aluno) uma inovação implantada recentemente em algumas escolas do município de Tocantinópolis. A pesquisa se desenvolveu a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil comparando algumas proposições teóricas sobre o comportamento infantil com as crianças da atualidade que já nascem inseridas em uma cultura baseada no uso de mídias digitais que se popularizaram e estão ao alcance de todas as classes sociais. A partir desses estudos analisou-se o uso do Laptop em uma Escola Estadual de Tempo Integral com o propósito de perceber como o está sendo encarada a incorporação do uso do computador no cotidiano da escola e que atividades diferenciadas estão sendo desenvolvidas desde a implantação do projeto. A análise dos dados buscou perceber se o uso dessa mídia na escola ajuda as crianças a construírem autonomia ou se as mantém cativas de programas pré-estabelecidos. O estudo demonstrou que o grande entreve é que os professores têm dificuldades de trabalhar com a mídia como aliada, por outro lado o Programa oferece um conteúdo engessado sem que o professor e os alunos possam usufruir do aparelho com liberdade para criar outras possibilidades.

Biografía del autor/a

Thalita Melo de Souza Medeiros, UFT

Academica do curso de Pedagogia do Campus de Tocantinópolis

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Uiversidade Federal do Tocantins - Campus de Tocantinópolis. Curso de Pedagogia.

Doutora em Comunicação e Semiótica.

Autora dos livro:

- Quando Deus quer (2010)

- Da sedução de ensinar, do desejo de aprender: (Inter)mediações do processo ensino-aprendizagem (2011)

Publicado

2015-12-03

Cómo citar

Medeiros, T. M. de S., & Lopes, F. R. (2015). A Criança e o uso do computador na Escola. DESAFIOS, 2(Especial), 22–37. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2nespp22