A Criança e o uso do computador na Escola
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2nespp22Palabras clave:
Criança, Educação, Mídia.Resumen
Este artigo apresenta e busca refletir os resultados da pesquisa realizada sobre o uso do Laptop na escola, considerando o Programa UCA (Um Computador por Aluno) uma inovação implantada recentemente em algumas escolas do município de Tocantinópolis. A pesquisa se desenvolveu a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil comparando algumas proposições teóricas sobre o comportamento infantil com as crianças da atualidade que já nascem inseridas em uma cultura baseada no uso de mídias digitais que se popularizaram e estão ao alcance de todas as classes sociais. A partir desses estudos analisou-se o uso do Laptop em uma Escola Estadual de Tempo Integral com o propósito de perceber como o está sendo encarada a incorporação do uso do computador no cotidiano da escola e que atividades diferenciadas estão sendo desenvolvidas desde a implantação do projeto. A análise dos dados buscou perceber se o uso dessa mídia na escola ajuda as crianças a construírem autonomia ou se as mantém cativas de programas pré-estabelecidos. O estudo demonstrou que o grande entreve é que os professores têm dificuldades de trabalhar com a mídia como aliada, por outro lado o Programa oferece um conteúdo engessado sem que o professor e os alunos possam usufruir do aparelho com liberdade para criar outras possibilidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.