PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E GEOGRAFIA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MEIO A PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO E VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/RP2023_3Resumen
Este trabalho traz as ações realizadas no Programa de Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Geografia, por meio da parceria entre Universidade Federal do Tocantins, CAPES e a unidade educacional Escola Estadual Jardim Paulista, em Araguaína-TO. As atividades detalhadas correspondem à edição 2020-2022, cujo desenvolvimento aconteceu de forma remota, com duração de 18 meses, o que coincidiu com o período de ocorrência de uma pandemia planetária da covid-19, que impactou todas as instituições de ensino, provocando mudanças em todo o sistema educacional. Nessa seara, o trabalho faz alguns apontamentos de mudanças ocorridas no campo educacional entre estudantes e professores na execução de atividades durante o distanciamento social. Assim, as atividades foram desenvolvidas sob um modelo de aulas remotas/on-line, mediadas pelo uso das tecnologias digitais, as quais possibilitaram a continuação de inúmeras ações coletivas e individuais, como a participação em eventos (palestras, cursos, congressos), a regência, as pesquisas e a criação de materiais didático-pedagógicos, sendo executadas em momentos síncronos e assíncronos, com o intuito de fortalecer a prática pedagógica e o aperfeiçoamento da formação acadêmica.
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Derechos de autor 2023 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Silvania Reis Araújo, Liane de Sousa Martins, Wanessa Lorenna de Sousa Miranda Costa Mota Mota
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