Caracterización física e mecánica de bloques de hormigón para pavimentación con árido reciclado
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-12516Resumen
El Laboratorio de Materiales de Construcción de la Universidad Federal de Tocantins, Palmas, produce una gran cantidad de desechos de concreto en forma de probetas de las investigaciones académicas realizada por estudiantes de Ingeniería Civil. Estos residuos se desechan cerca del laboratorio y no tienen un destino adecuado, por eso se ha convertido en un problema. La presente investigación buscó utilizar estos residuos triturados como agregados gruesos en la producción de adoquines prefabricados y los comparó con un hormigón de referencia. La proporción de sustitución fue de 25%, 50% y 75%. En la investigación se realizó un análisis dimensional, ensayos de resistencia a la compresión y absorción de agua de los bloques producidos. La absorción de agua de todos los adoquines cumplió satisfactoriamente con lo especificado en la norma. Las mezclas que utilizan áridos reciclados lograron una mayor resistencia a la compresión en comparación con la mezcla de referencia, y la mezcla con un contenido del 75% mostró el mejor comportamiento mecánico. De esta forma, fue posible mostrar a través de la investigación un nuevo destino para los residuos de hormigón de los laboratorios, minimizando los impactos ambientales y visuales dentro de la universidad y posibilitando un destino adecuado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.