ENTENDIMIENTOS SOCIODEMOGRÁFICOS SOBRE MUERTES RELACIONADAS CON EL SÍNDROME DE INMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDO EN BRASIL, 2013 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-11800Resumen
Caracterizada como un importante problema de salud pública a nivel mundial, la infección por el virus de la inmunodeficiencia humana necesita estudios constantes para identificar la evolución de la mortalidad. Este estudio tiene como objetivo investigar el perfil demográfico de las muertes por síndrome de inmunodeficiencia adquirida en Brasil. Tiene un diseño epidemiológico, transversal y retrospectivo, con enfoque cuantitativo, realizado en noviembre de 2019 con base en datos del Sistema de Información de Mortalidad, referido al período de 2013 a 2017, considerando las variables: región, grupo de edad, sexo , raza / color y escolaridad. La muestra estuvo conformada por 62.081 casos de muerte por sida, con énfasis en la región Sudeste con 42,96%, en el grupo de edad de 60 a 64 años (29,33%), del sexo masculino (66,25%), con prevalencia en la variable raza / color marrón. (42%), con 4 a 7 años de estudio (25,48%). Se reveló un cambio en el perfil de estas muertes en el país, sin población más vulnerable.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.