Simulación em videolaparoscopía: una innovación para la academia em la medicina

Autores/as

  • Jarissa Mayara Ducarmo da Silva Soares Universidade de Gurupi
  • Janderson da Silva Soares Universidade Central Del Paraguai
  • Marcelo Mendes Ribeiro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-11050

Resumen

RESUMO

Objetivo: desenvolver modelo de treinamento em vídeo-cirurgia, como fonte geradora de imagem para um aperfeiçoamento do acadêmico de medicina. Metodologia: Utilizou-se de uma pesquisa experimental aberta, com 30 participantes ativos, comparando suas habilidades de grupo em tempo e destrezas com materiais. Resultados: Nestes exercícios de simulação encontramos, melhora das habilidades nos exercícios e melhora do tempo quanto a destreza dos participantes. Conclusão: Um bom cirurgião em vídeo-laparoscopia requer habilidade e uma visão bidimensional devido a limitação dos movimentos no emprego do método. Os alunos alcançaram habilidades mais cedo sem necessidade de muitas repetições nos exercícios.

Palavras-chave:Videolaparoscopia, Modelos de laparoscopia, Inovação cientifica.

Publicado

2021-11-05

Cómo citar

da Silva Soares, J. M. D., da Silva Soares, J., & Mendes Ribeiro, M. (2021). Simulación em videolaparoscopía: una innovación para la academia em la medicina. DESAFIOS, 8(Especial), 44–48. https://doi.org/10.20873/uftsupl2021-11050