Revoluções científicas e transdisciplinaridade

Autores/as

  • Antonio Carlos Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Valéria da Silva Medeiros Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p164

Palabras clave:

modernidade, paradigmas, transdisciplinaridade

Resumen

A transdisciplinaridade se baseia nos níveis diferentes de realidade, nas teorias da complexidade e do terceiro incluído, e tem buscado superar as fronteiras entre as disciplinas, elaborando um ferramental que se conecte com sistemas complexos de conhecimento. Por ser a razão ocidental o paradigma no qual as ciências se desenvolveram, as adaptações foram feitas ao longo dos últimos séculos, enquanto o desajuste era tolerável. Mas nas últimas décadas elas destoaram irreversivelmente da cultura ambiental e a tensão tem se tornado tangível.

 Palavras-chave:  modernidade, paradigmas, transdisciplinaridade

ABSTRACT

Transdisciplinarity is based on different levels of reality, in theories of complexity and of the third included, and has strived to exceed the boundaries between disciplines, developing a tool that connects with complex knowledge systems. To be the reason Western the paradigm in which the sciences have developed, adjustments have been made over the last few centuries, while the misfit was tolerable. But in the last decades they clashes irreversibly of environmental culture and the stress has become tangible.

Keywords: modernity, paradigms, transdisciplinarity

 

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Capes) - Campus Araguaína, editor do blog do Observatório de Leitura e Inovações Tecnológicas para Educação do Tocantins (UFT/CNPq) e pesquisador da Cátedra UNESCO de Leitura (PUC-Rio)

Valéria da Silva Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Campus de Araguaína - Curso de Letras/Parfor/PPGL-Ensino de Língua e Literatura, coordenadora do Observatório de Leitura e Inovações Tecnológicas para Educação do Tocantins (UFT/CNPq) e do Programa ETA Capes-Fulbright, e Pesquisadora da Cátedra UNESCO de Leitura (PUC-Rio)

Citas

Publicado

2015-01-14

Cómo citar

Ribeiro, A. C., & Medeiros, V. da S. (2015). Revoluções científicas e transdisciplinaridade. DESAFIOS, 1(1), 164–173. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p164

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.