Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O trabalho submetido pertence a um dos eixos prioritários de DESAFIOS: Ciências Humanas e Contemporaneidade; Saúde e Sociedade; Eduação; Ciência, Tecnologia e Ciências Agrárias.
  • A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem: Título no idioma do artigo, em inglês e espanhol. Se o artigo for redigido em Inglês deve apresentar também o título em Português e Espanhol; Resumo em 200 palavras acompanhado de três palavras-chave, Abstract/Resumen e três palavras-chave em inglês e espanhol; Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman, 11 pt, com espaçamento de 1,5; Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir legenda no idioma do artigo; As tabelas e ilustrações devem ser inseridas no texto(.jpeg, .png, .tiff) com resolução mínima de 300 dpi.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Esta identificação será incluída apenas na versão final caso o artigo seja aceito para publicação.
  • As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 1,5 cm da margem esquerda do texto. As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
  • São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto. As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 11 pt, com espaçamento simples entre as linhas e organizadas em ondem alfabética. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaço simples.
  • O modelo de artigo utilizado está disponível em formato do novo template da revista Desafios.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Submissão.
  • Revista Desafios - Regras para a elaboração de manuscritos na área de Biodiversidade

    O manuscrito deve ser escrito preferencialmente em língua inglesa, sendo de responsabilidade dos autores apresentarem o texto em com boa escrita em Inglês científico. Recomendamos fortemente que os manuscritos sejam revisados por um nativo na língua inglesa ou revisados/traduzidos por uma empresa especializada. Todas as categorias de manuscritos elegíveis para a área de Biodiversidade devem conter dados completos e inéditos, que não foram publicados e nem submetidos para apreciação em outras revistas ou livros; e devem ser submetidos pela plataforma:

    https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/about/submissions

    Categorias elegíveis:

    Artigos originais - O conteúdo do artigo deve ser resultado de pesquisas concluídas nas áreas da Biodiversidade, tais como Zoologia, Botânica, Microbiologia, Sistemática, Taxonomia, Genética, Evolução, Paleontologia, Ecologia e Conservação. Descrições de novos táxons e revisões taxonômicas devem conter listagem de material-tipo e examinado depositado em coleções científicas reconhecidas. A lista de material examinado deve conter as seguintes informações: acrônimo da coleção, número de tombo, número de exemplares contidos no lote, localidade, coordenadas geográficas, data de coleta e coletores. Nomes de gêneros e espécies devem ser formatados em itálico e vir acompanhados de autoria e ano na primeira vez que for citado no texto.

    Inventários - Deve conter a metodologia de coleta dos táxons, descrição da área de estudo com as coordenadas geográficas. Nomes de gêneros e espécies devem ser formatados em itálico e vir acompanhados de autoria e ano. A lista de material testemunho (voucher) deve se basear em identificações precisas de acordo com os trabalhos mais recentes de taxonomia do grupo abordado. Todo material testemunho deve estar depositado em coleções científicas reconhecidas e listado como anexo ao final do manuscrito.

    Revisões Temáticas - O artigo deve desenvolver uma revisão sobre temas ou conceitos científicos pertinentes à área de Biodiversidade. Devem conter revisão bibliográfica relevante para compreender o tema abordado, além de referências mais atuais sobre o tema.

Diretrizes para Autores

Instruções gerais para publicação na Revista Desafios (UFT)

A Revista Desafios destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais, resultantes de pesquisas e estudos teóricos ou empíricos, revisões preferencialmente as sistemáticas, relatos de casos e experiências.

Autores que pretendem submeter Revisões, Relatos de Casos e Experiências, deverão encaminhar e-mail  para a revista, contendo Título, Resumo, Autores e Filiação, para uma avaliação prévia, a fim de identificar se há interesse da revista na temática da revisão antes de sua submissão.

A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. A Revista é trimestral com publicações de forma continuada, podendo ainda apresentar publicações de Dossiê ou números Suplementares.

O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). A publicação de um artigo implica a cessão integral dos direitos autorais à Desafios - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, para divulgação impressa e por meio eletrônico - internet.

 A Revista Desafios publica artigos originais e inéditos, referentes à área interdisciplinar, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

  • Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos, resumo, relato de caso ou experiência.
  • Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo, dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
  • A Revista, através do editor, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

Recomendações:  

MODELO / TEMPLATE: O TEXTO DEVERÁ SER SUBMETIDO NO MODELO DISPONIBILIZADO NESTE LINK - TEMPLATE_2024.

No ato da submissão do manuscrito, os autores deverão encaminhar em um arquivo a parte, a lista de pelo menos 03 (três) nomes de pesquisadores que poderão ser indicados como avaliadores do trabalho e que não possuam conflito de interesse  com o artigo submetido. 

Extensão: O texto deverá ter extensão máxima de 20 páginas, com espaçamento de 1,5 incluídas as referências bibliográficas e notas. O título (no idioma original, em Inglês e em Espanhol) devem conter no máximo 240 caracteres incluindo espaços.

Imagens: as imagens, figuras, imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, deverão ser encaminhados inseridos no texto, com resolução mínima de 300 dpi.

Tabelas e Quadros: As tabelas e quadros também devem ser encaminhadas inseridas no texto.

Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

  • Um autor: (Leipnitz, 1987).
  • Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960).
  • Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966).
  • Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral, 2008b).

Apresentação das citações diretas:

  • Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas.
  • Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 10 pt e recuo de 1,5 cm da margem esquerda do texto.

Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.

  • Não utilize as expressões op. Cit, id, idem.
  • Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in.

Referências Bibliográficas:

  Artigos em periódico:

Ex. DUNN, W.E.; LANTOLF, J.P. Vygosty's zone of proximal development and Krashen's i+1: incommensurable constructs. incommensurable theories. Language Learning. v.48, n.3, p.411-442, 1998.

 Artigos relativos a eventos:

Ex. BIONDI, J.C. Kimberlitos. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, AnaisSBG, v. 2, p.452-464, 1982.

 Artigos em coletânea:

Ex: GRANDO, A. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídiasUNICAD, p. 75-81, 2003.

 Livros:

Ex: TURNER, F.J. WERHOOGEN, J. Igneous and Metamorphic Petrology20 ed., New York, McGraw-Hill; 1960.

 Capítulos de livros:

Ex: DONATO, R. Collective scaffolding in second language learning. In: J. LANTOLF; G. APPEL (eds.), Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood, Ablex Publishing Company, p. 33-56; 1994.

 Dissertações e Teses:

Ex: TAGLIANI, C.R.A. Proposta para o manejo integrado da exploração de areia no município costeiro de Rio Grande - RS. Um enfoque sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; 1997.

 Citações de Sites e textos eletrônicos:

Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

Ex: LENKER, A. RHODES, N. 2007.Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007. 

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007). 

  • Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

Ex: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008. 
* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

 Jornais e revistas, órgãos e instituições:

  •  Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

Ex: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev. 

* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987). 

  • Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:


Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página. 

Ex: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14. 

* No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

 

 

Taxas

Nenhuma taxa é cobrada no processo de submissão.

Artigos

Os artigos publicados são originais, uma contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa científica,
de natureza empírica ou conceitual.

Entrevista

As entrevistas são publicadas com o objetivo de divulgar temas e/ou conteúdos de interesse, dentro das cinco áreas de concentração da revista, dentro de um enfoque interdisciplinar.

Resenhas

As resenhas são uma análise crítica sobre livro publicado nos últimos 3 anos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.