Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O trabalho submetido pertence a um dos eixos prioritários de DESAFIOS: Ciências Humanas e Contemporaneidade; Saúde e Sociedade; Eduação; Ciência, Tecnologia e Ciências Agrárias.
- A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem: Título no idioma do artigo, em inglês e espanhol. Se o artigo for redigido em Inglês deve apresentar também o título em Português e Espanhol; Resumo em 200 palavras acompanhado de três palavras-chave, Abstract/Resumen e três palavras-chave em inglês e espanhol; Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman, 11 pt, com espaçamento de 1,5; Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir legenda no idioma do artigo; As tabelas e ilustrações devem ser inseridas no texto(.jpeg, .png, .tiff) com resolução mínima de 300 dpi.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Esta identificação será incluída apenas na versão final caso o artigo seja aceito para publicação.
- As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 1,5 cm da margem esquerda do texto. As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
- São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto. As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 11 pt, com espaçamento simples entre as linhas e organizadas em ondem alfabética. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaço simples.
- O modelo de artigo utilizado está disponível em formato do novo template da revista Desafios.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Submissão.
-
Revista Desafios - Regras para a elaboração de manuscritos na área de Biodiversidade
O manuscrito deve ser escrito preferencialmente em língua inglesa, sendo de responsabilidade dos autores apresentarem o texto em com boa escrita em Inglês científico. Recomendamos fortemente que os manuscritos sejam revisados por um nativo na língua inglesa ou revisados/traduzidos por uma empresa especializada. Todas as categorias de manuscritos elegíveis para a área de Biodiversidade devem conter dados completos e inéditos, que não foram publicados e nem submetidos para apreciação em outras revistas ou livros; e devem ser submetidos pela plataforma:
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/about/submissions
Categorias elegíveis:
Artigos originais - O conteúdo do artigo deve ser resultado de pesquisas concluídas nas áreas da Biodiversidade, tais como Zoologia, Botânica, Microbiologia, Sistemática, Taxonomia, Genética, Evolução, Paleontologia, Ecologia e Conservação. Descrições de novos táxons e revisões taxonômicas devem conter listagem de material-tipo e examinado depositado em coleções científicas reconhecidas. A lista de material examinado deve conter as seguintes informações: acrônimo da coleção, número de tombo, número de exemplares contidos no lote, localidade, coordenadas geográficas, data de coleta e coletores. Nomes de gêneros e espécies devem ser formatados em itálico e vir acompanhados de autoria e ano na primeira vez que for citado no texto.
Inventários - Deve conter a metodologia de coleta dos táxons, descrição da área de estudo com as coordenadas geográficas. Nomes de gêneros e espécies devem ser formatados em itálico e vir acompanhados de autoria e ano. A lista de material testemunho (voucher) deve se basear em identificações precisas de acordo com os trabalhos mais recentes de taxonomia do grupo abordado. Todo material testemunho deve estar depositado em coleções científicas reconhecidas e listado como anexo ao final do manuscrito.
Revisões Temáticas - O artigo deve desenvolver uma revisão sobre temas ou conceitos científicos pertinentes à área de Biodiversidade. Devem conter revisão bibliográfica relevante para compreender o tema abordado, além de referências mais atuais sobre o tema.
Artigos
Os artigos publicados são originais, uma contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa científica,
de natureza empírica ou conceitual.
Entrevista
As entrevistas são publicadas com o objetivo de divulgar temas e/ou conteúdos de interesse, dentro das cinco áreas de concentração da revista, dentro de um enfoque interdisciplinar.
Resenhas
As resenhas são uma análise crítica sobre livro publicado nos últimos 3 anos.ENEPEA 2024
Prezados,
Seguir o template da Revista.
Atenciosamente,
Caribe
PROBLEMÁTICAS MULTIDIMENSIONALES EN EL CARIBE: DECOLONIALIDAD, FEMINISMOS, CRISIS AMBIENTAL Y REPARACIONES
Organizadores
Maydi Estrada Bayona (Universidad de La Habana)
Kirenia Rodríguez Puerto (Universidad de La Habana)
Paulo Sérgio Gomes Soares (Universidade Federal do Tocantins)
La Revista Desafíos convoca a investigadores y profesionales a participar del dossier temático titulado Problemáticas multidimensionales en el Caribe: decolonialidad, feminismos, crisis ambiental y reparaciones, organizado por los profesores Maydi Estrada Bayona (Universidad de La Habana), Kirenia Rodríguez Puerto (Universidad de La Habana) y Paulo Sérgio Gomes Soares (Universidade Federal do Tocantins). Este número tiene como objetivo reunir reflexiones multidisciplinares y enfoques críticos sobre los desafíos en el Caribe desde enfoques multidimensionales, a partir de los debates presentados en el I Coloquio Identidad, cultura y desarrollo sostenible en tiempos de crisis: los desafíos del Caribe. El Caribe se comprende como espacio de confluencias, cruzamientos y confrontaciones derivadas en legítimas y variadas prácticas identitarias y culturales. En este complejo panorama de tiempos históricos han confluido desplazamientos y migraciones sucesivas, violencias epistémicas y fragmentaciones multimetropolitanas, ejercicios de poder patriarcales que perviven en las huellas de colonialidad con sus marcas ambientales, económicas y sociales; o resistencias creativas como esencia movilizadora de una voluntad calibanesca de existencia. Serán bienvenidas las contribuciones que aborden temas ambientales, raciales, sociales y culturales en el Caribe desde enfoques decoloniales y feministas. Serán aceptados artículos científicos inéditos, con extensión entre 12 y 20 cuartillas y revisados por pares ciegos (ver las normas editoriales). Se debe cumplir la política editorial de publicación en relación con las categorías científicas del autor (revisar la página oficial) y la inscripción en la plataforma oficial de la revista
Periodo de inscripción: 10 de junio al 31 de agosto de 2025
Revisión por pares: 1º de septiembre al 15 de octubre de 2025
Devolución y arreglos a autores: 15 al 31 de octubre de 2025
Publicación: Primer semestre de 2026
PROBLEMAS MULTIDIMENSIONAIS NO CARIBE: DESCOLONIALIDADE, FEMINISMOS, CRISE AMBIENTAL E REPARAÇÕES
A Revista Desafíos convida pesquisadores e profissionais a participar do dossiê temático intitulado Problemas Multidimensionais no Caribe: Descolonialidade, Feminismos, Crise Ambiental e Reparações, organizado pelos professores Maydi Estrada Bayona (Universidade de Havana), Kirenia Rodríguez Puerto (Universidade de Havana) e Paulo Sérgio Gomes Soares (Universidade Federal do Tocantins). Esta edição visa reunir reflexões multidisciplinares e abordagens críticas sobre os desafios que o Caribe enfrenta a partir de perspectivas multidimensionais, com base nos debates apresentados no I Colóquio Identidade, Cultura e Desenvolvimento Sustentável em Tempos de Crise: Os Desafios do Caribe. O Caribe é entendido como um espaço de confluências, interseções e confrontos, resultando em práticas identitárias e culturais legítimas e variadas. Essa complexa paisagem histórica tem sido um ponto de encontro para sucessivos deslocamentos e migrações, violência epistêmica e fragmentações multimetropolitanas, exercícios patriarcais de poder que persistem nos traços da colonialidade com suas cicatrizes ambientais, econômicas e sociais; ou a resistência criativa como essência mobilizadora de uma vontade calibanesca de existir. Contribuições que abordem questões ambientais, raciais, sociais e culturais no Caribe a partir de perspectivas decoloniais e feministas são bem-vindas. Serão aceitos artigos científicos inéditos, com 12 a 20 páginas e revisados por pares (consulte as diretrizes editoriais). A política editorial de publicação referente à titulação dos autores (consulte o site oficial). As submissões devem ser realizadas na plataforma oficial do periódico.
Período de inscrição: 10 de junho a 31 de agosto de 2025
Revisão por pares: 01 de setembro a 15 de outubro de 2025
Devolução e organização dos autores: 15 a 31 de outubro de 2025
Publicação: Primeiro semestre de 2026
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
