O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL (2013-2019)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-9045Abstract
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade em muitas escolas e tem motivado diversas pesquisas acadêmicas sobre como tais tecnologias tem sido utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso da TIC deve ser utilizado adequadamente no público a que se dirige. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo realizar uma investigação sistemática da literatura com vistas a elucidar como tem sido o uso das TICs na Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro e fora do ambiente escolar brasileiro. A metodologia adotada seguiu as etapas de uma revisão sistemática de literatura definidas na literatura especializada. Após a realização da pesquisa, chegou-se a nove artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados da revisão sistemática apontam para duas vertentes: no âmbito escolar do EJA, as TICs vem sendo utilizadas para alcance de aprendizagem significativa e para promoção de integração e motivação dos alunos. No contexto extraescolar, o público do EJA tem utilizado as TICs no seu cotidiano para fins pessoais dissociados da escola.
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