Permanence in higher education: a study on the reality of UFT University students from the perspective of Subjectivity

Authors

  • Katerine Silva Soares de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • José Fernando Patiño Torres Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8902

Abstract

O presente trabalho visa compreender os aspectos que envolvem a permanência no ensino superior com enfoque nas experiências subjetivas, assumindo uma perspectiva crítica sobre como os estudantes universitários têm vivenciado o processo de formação. Com esse propósito, foi realizado uma articulação teórica e em seguida, partiu-se para o levantamento de dados bibliográficos a partir da Teoria da Subjetividade de González Rey sob uma perspectiva sócio histórica. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa que levou em conta três critérios epistemológicos fundamentais: o valor da singularidade dos participantes; a dialogicidade no trabalho de campo; e as construções interpretativas de natureza crítica e desnaturalizadora da realidade estudada. Para isso, foram convidados discentes universitários de vários cursos, os quais participaram de entrevistas individuais e grupos focais. Na discussão dos resultados, consideramos os aspectos subjetivos que levam o sujeito a permanecer ou não dentro deste contexto, incluindo relatos de vivência e as diferentes formas de subjetivação, aspectos estes, fundamentais para promover reflexões e estratégias que reconheçam o sujeito em sua integralidade em todos os aspectos que se relacionam com as diferentes dos processos humanos, elencando alguns pontos principais, tais como o distanciamento da família, a constituição dos laços sociais e a paixão pelo conhecimento.

Published

2020-10-30

How to Cite

Silva Soares de Sousa, K., & Patiño Torres, J. F. (2020). Permanence in higher education: a study on the reality of UFT University students from the perspective of Subjectivity. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 75–86. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8902