GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS NA PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8863Abstract
Qualquer situação, diferente do comum, que afete ou ameace afetar negativamente as Instituições, seja sua função, sua finalidade, suas atividades, sua estabilidade e sua imagem, deve ser tratada como crise ou crise em potencial. As ações de comunicação em situações de crise além de preservar a imagem e a reputação da Instituição, não devem ignorar ou menosprezar, nestas circunstâncias, sua finalidade principal de atender ao interesse público. No ambiente universitário, local reconhecido como ambiente de forte contestação, reflexão e análise da realidade, faz-se ainda mais necessária a utilização das plataformas de conteúdo disponíveis, com o propósito de esclarecer e comunicar à comunidade as informações relevantes em tempos de crise. Dentro desse contexto, questiona-se: qual o efetivo alcance das informações que são produzidas nas plataformas de conteúdo das Universidades sobre a comunidade, em tempos de crise? Esta pesquisa revela a experiência da Universidade Federal do Tocantins - UFT na pandemia covid -19, no que tange à gestão das informações. À luz da pesquisa exploratória, o estudo concluiu que a gestão integrada das plataformas de conteúdo institucionais precisa estar bem articulada e a mensuração do volume de publicações, bem como o alcance destas, precisa ser continuamente monitorado, sobretudo, em tempos de crise.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.