THE ARRIVAL OF THE OTHER IN BARRA DO OURO - TO AND THE EXPULSION OF THE PEASANT COMMUNITIES IN GLEBA TAUÁ FOR THE EXPANSION OF AGRIBUSINESS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8762Abstract
RESUMO
Ressalta-se que o presente trabalho acadêmico foi realizado com objetivos de: analisar o conflito e a conflitualidade na Gleba Tauá, município de Barra do Ouro, norte do Tocantins, a respeito da expulsão de posseiras(os) que vivem há mais de 60 anos na região para ocupar os grileiros produtores de soja, apontando ainda as formas de vida das famílias e de uso reciproco da terra que se contrapõem às formas destrutivas das quais o capital se apropria para utilização do mesmo espaço geográfico. Fazendo desta pesquisa um construto de reflexões materialistas históricas e dialéticas com ênfase no acontecer político expresso pelo movimento recorrente da relação entre estrutura e dinâmica do conflito e da conflitualidade ocorrente na gleba. Questões oriundas devido expansão da territorialização do capital do agronegócio sobre os territórios dos tradicionais povos viventes no estado tocantinense, encontrando-se em aglomerados de exclusão reterritorializados de forma precária nesse espaço geográfico. Mas, entretanto, re-existes na medida em que fazem da agricultura familiar seu modo de existência e resistência à frente pioneira da economia agroindustrial moderna.
Palavras-chave: Territórios Tradicionais. Conflitualidade. Agronegócio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.