Tapir - Tapirus terrestris - Linnaeus, 1758, (Perissodactyla, taperidae): bone and muscle anatomy of the leg and foot
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv8-8642Abstract
A espécie Tapirus terrestris, conhecida como anta brasileira, é um mamífero da ordem Perissodactyla; a única dessa ordem que ocorre de forma endêmica no Brasil é considerada a maior dos mamíferos brasileiros. Existem poucos estudos relacionados à morfologia da anta, sendo assim, com o intuito de fornecer mais dados anatômicos sobre a espécie, teve-se por objetivo com o presente trabalho descrever os ossos e os músculos da perna e pé de T. terrestris. Foram utilizados quatro exemplares de T. terrestris (Linnaeus, 1978) fixados em formaldeído a 10%. Para a descrição osteológica as peças foram radiografadas e os ossos macerados, limpos, secos, identificados e descritos. Para a descrição muscular, os músculos foram dissecados, segundo as técnicas usuais em anatomia macroscópica, identificados e descritos. O esqueleto da perna de T. terrestris é constituído pelos ossos tíbia e fíbula, o pé composto por três partes sendo o tarso, metatarso e falanges. Os músculos que compõe a perna e o pé são o gastrocnêmio, sóleo, flexor digital superficial, flexor digital profundo, tibial cranial, fibular terceiro, extensor digital longo, extensor digital lateral, poplíteo, interósseos e lumbricais. A perna e pé de T. terrestris possuem características osteológicas e musculares semelhantes a dos equinos, entretanto, algumas diferenças morfológicas são evidenciadas
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.